terça-feira, 29 de dezembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Deus vem para a alegria dos pobres”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Este domingo tem a bela característica de alegria
. No meio do tempo mais sério da reflexão do Advento, começam a espocar alguns fogos anunciando a festa. É um raio de alegria que nos anima à alegria imensa pela salvação que recebemos. Com Maria dizemos: “minha alma se alegra no Senhor”! 
João diz que Jesus é a Luz. 
“Ele veio para dar testemunho da luz”. João não se põe no lugar de Cristo. Sua grandeza é reconhecer e testemunhar Aquele que Deus enviou para ser a Luz. João já exultara de alegria com a presença do Salvador, quando as duas mães se encontram, ainda grávidas. Paulo diz que estejamos sempre alegres. O humor cristão é a alegria. A tristeza é perder a Cristo! O profeta fala de revestir-se das vestes de salvação, que são as vestes da alegria. Esta alegria nasce nas obras do Espírito em nós, e nas obras do Espírito que realizamos no mundo: cuidar dos humildes, dando-lhes a notícia agradável que Deus vai cuidar deles, libertá-los e transformar seu mundo em justiça conforme a primeira leitura. 
Este texto de Isaias que Jesus proclamou na sinagoga de Nazaré é uma leitura da situação do mundo e da proposta evangélica de transformação de todas estas dores. Todo aquele que é de Cristo reveste-se de Cristo, como diz Paulo. E a veste de Cristo é sua entrega ao Pai no serviço aos irmãos. “O que o Pai quer eu faço”. O Pai “quer que todos vivam e tenham vida em abundância”. Fazer do Advento um tempo de preparação para o Natal é acolher a missão de Cristo e transformar-se, como Ele, em Luz para o mundo. O cristão, com sua caridade, faz parte do mundo, mas não é do mundo. O mundo ao qual não pertence é o mundo que não ama e que oprime. Mas onde há um pingo de amor, há um raio de luz e uma fonte de grande alegria. Deus aí nasce e cresce. 
Como vamos ser testemunhas da Luz como foi João Batista? Sendo luz no mundo, tendo o mesmo Espírito que está sobre Jesus e lhe dá um programa de vida: Enviou-me para anunciar aos pobres a boa notícia de sua libertação, da cura de suas feridas e o tempo da remissão total. Cristianismo sem o programa de Cristo é destruição da pureza do Evangelho. Assim muitos querem. Assim anulam a Igreja e destroem o Reino. Deixemo-nos revestir pelas vestes de salvação. O Senhor fará germinar sua justiça, quando nossas obras forem de justiça. A Igreja tem tentação de se esconder nas sacristias, falar de coisas somente espirituais e preocupar-se com exterioridades. Mas ela deve ser a portadora desta mensagem a custa de seu sangue. Jesus fez assim e por isso lhe foi custosa a vida. É o caminho do cristão! É caminho de alegria! 
(Leituras: Is 61,1-2.10-11; 
1Ts 5,16-24;Jo1,6-8.19-28) 
Homilia do 3º domingo do Advento 
EM DEZEMBRO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário