sábado, 26 de dezembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Durante o Advento,
preparação para o nascimento de Cristo, celebramos a festa da Imaculada Conceição. Esta festa está ligada ao tempo do Advento, pois traz uma mensagem que proclama a verdade da Vinda de Cristo: A imaculada concepção de Maria é já sinal de que todas as promessas de salvação vão se realizar. Em Maria, o caminho da humanidade no projeto de Deus já se realizou totalmente. 
Para Deus nada é impossível! Esta é a proclamação que faz o Anjo ao anunciar a Maria o que nela iria acontecer: conceber e dar à luz o Filho de Deus. “E o Menino chamar-se-á Jesus, que quer dizer, Deus salva”. Deus, em Cristo, restabelece o homem em sua pureza original. Cristo vem a ser o novo Adão. “Ele nos escolheu, diz a 2a leitura, desde a origem do mundo para sermos santos e imaculados no amor”. No nascimento de Cristo fazemos o retorno ao Paraíso vencendo o pecado que Adão nos passou. Como não era impossível para Deus que Isabel concebesse um filho na sua velhice, não era impossível Maria conceber pelo Espírito. Não era impossível a Deus salvar Maria de toda mancha do pecado, já na sua concepção. A redenção de Cristo atinge todos os homens de todos os tempos. Para Maria Deus adiantou a redenção. Do mesmo modo não será igualmente impossível para nós retornamos ao seio de Deus. 
Para nós é uma alegria ver Maria toda santa e imaculada. Não entendemos, mas achamos muito bom. Para entender o porquê deste mistério, temos que ver que o pecado original não destruiu tudo. Não destruiu o amor de Deus por nós. Maria é colocada por Deus como a certeza deste amor e realização daquilo que em nós está a caminho. Quem age é Deus. Nós vencemos o mal em Cristo, colaborando com nossa adesão pessoal e coerente. Com Maria, o paraíso perdido passou a ser o paraíso a ser conquistado. Como o mal venceu o homem, o homem vence o mal pelo bem. 
O modo de celebrar dignamente esta festa é tomar a decisão de vencer o mal que há em nós. O pecado original foi a nascente de todos males. Mas o crescimento dos males do mundo depende de nós. Na medida em que vamos eliminando as recusas a Deus, a força do mal diminui. Este é o prodígio que Deus realiza em nós e através de nós. Maria é a nova Eva, como mãe de Cristo e a mãe de todos os que têm a vida de Cristo. Ela é Mãe que alimenta, faz crescer, acompanha e ama. É o modelo de caminhar para Cristo, pois mesmo com toda sua grandeza, ela crescia de glória em glória. Em Maria Imaculada, somos convidados à grandeza do amor. Celebrando o Dia Nacional da Família, imploremos que nosso amor familiar elimine em nós toda a mancha de mal que nos destrói. 
(Leituras: Gênesis 3,9-15.20; 
Efésios 1,3-6.11-12; Lucas 1,26-38)
Homilia da Solenidade da Imaculada Conceição
EM DEZEMBRO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário