Evangelho segundo São João 1,1-18.
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
No princípio, Ele estava com Deus.
Tudo se fez por meio dele e sem Ele nada foi feito.
Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.
A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam.
Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João.
Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele.
Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem.
Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu.
Veio para o que era seu e os seus não O receberam.
Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade.
João dá testemunho dele, exclamando: «Era deste que eu dizia: "O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim"».
Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça.
Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.
Tradução litúrgica da Bíblia
hegúmeno na Líbia
Centúrias sobre o amor
I,95-100;II,94-95;IV,73
Deus na Terra e o homem nos Céus
Deus, que deu o ser às criaturas, ligou todas as coisas à sua providência.
Ele, que é Senhor e Se fez escravo (cf Fil 2,6-7), revelou à criação o cume da sua providência.
O Verbo de Deus, que encarnou sem Se alterar, uniu-Se a toda a criação na carne.
Um estranho milagre tem lugar no Céu e na Terra: Deus está na Terra e o homem está nos Céus.
Assim, depois de ter unido os homens aos anjos, Ele concede a divinização a todo o mundo criado.
A santificação e a divinização dos anjos e dos homens consiste no conhecimento da santa e consubstancial Trindade. Quando o Verbo Se fez carne (cf Jo 1,14), no seu amor pelos homens, não mudou o que era nem modificou aquilo em que Se tornou.
Assim como dizemos que o único e mesmo Cristo nasceu da divindade e da humanidade, e existe na sua divindade e na sua humanidade, assim também dizemos que nasceu com duas naturezas e que existe com duas naturezas. Jesus é o Cristo uno da Trindade, da qual também tu serás herdeiro (cf Rom 8,17).
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