quarta-feira, 30 de setembro de 2020

EVANGELHO DO DIA 30 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 9,57-62. 
Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos iam a caminho de Jerusalém, quando alguém Lhe disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores». Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm as suas tocas, e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Disse-lhe Jesus: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o Reino de Deus». Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família». Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o Reino de Deus». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Gertrudes de Helfta(1256-1301) 
Monja beneditina 
Exercícios IV, SC 127 
«Seguir-Te-ei para onde quer que fores» 
Tu, alegria transbordante do meu espírito, Tu, louvor do meu coração e da minha boca, meu Jesus: seguir-Te-ei para onde quer que fores. Quando tiveres reivindicado o meu coração para Ti e o tiveres possuído por inteiro, nunca mais poderás ser-me tirado. «Esta é a geração dos que procuram o Senhor, dos que procuram a face do Deus de Jacob» (Sl 23,6). Inscreve-me, doce Jesus, e conta-me na geração dos que Te conhecem, Deus de Israel, na geração dos que procuram a tua face, Deus de Jacob, na geração dos que Te amam, Deus dos exércitos. Faz com que, de mãos inocentes e coração puro, eu receba a bênção e a misericórdia de Ti, ó Deus da minha salvação. Cordeiro de Deus, neste caminho por onde ando, segura-me a mão direita, não vá eu cair. Cordeiro de Deus, faz com que cumpra fielmente, mediante o teu socorro, aquilo que comecei em teu nome. Cordeiro de Deus, que os meus pecados não sejam para mim um obstáculo, mas que, em todas estas demandas, a tua misericórdia me faça progredir. Ó Cristo, escuta-me, e à hora da minha morte faz-me rejubilar com a tua salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário