sábado, 28 de julho de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Reunidos em meu nome”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
Sentinelas sobre o povo
                        Mateus ensina que uma das missões da comunidade é a correção fraterna, pois a redenção é uma obra também da comunidade. Já o profeta Ezequiel fora alertado a transmitir as palavras de Deus para a comunidade. Deve chamar a atenção dos que estão errados. Se não o fizer, torna-se culpado juntamente com o irmão que está errando. Se alertar e não for ouvido e não se converter, o profeta não tem responsabilidade sobre sua vida (Ez 33,7-9).  Atualmente tememos e nem podemos estar advertindo sobre os erros, por isso nos calamos. Não deixamos de ser responsáveis pelo mal que se faz. Anunciar a Palavra de Deus é uma das missões do amor ao próximo, como nos escreve Paulo. Também a comunidade tem o poder de ligar e desligar. Tem garantia de seus atos de discernimento sobre a situação espiritual das pessoas. O texto reconhece que o relacionamento difícil nas comunidades deve reger-se pela lei da caridade. Há passos a serem dados na correção fraterna dos faltosos. O erro do irmão pode prejudicar a comunidade. Em se tratando da chamada à conversão, não ouvir a Palavra vinda através do irmão e da comunidade é tão grave quanto perder a fé. Por isso diz que deve ser considerado como um pagão. A leitura de Ezequiel fala da responsabilidade da sentinela. A solução é ouvir sempre a voz do Senhor através dos profetas. Há uma responsabilidade pastoral que adverte a buscar sempre a conversão.
Debito do amor
               Jesus faz a opção pelo perdão querendo advertir antes de condenar. Vivemos tempos em que primeiro vem a condenação e não a busca da mudança de vida. O predomínio de fofoca e da maledicência nas comunidades é fonte de muito pecado contra o amor. Jesus, em sua opção pelo amor, acolhia a todos e sabia corrigir. Paulo nos mostra que o amor resume todos os mandamentos. O amor não faz mal a ninguém. Amar é cumprir a lei em plenitude. Por isso, a primeira função da comunidade é ganhar o irmão. Vemos muito na Igreja que os denunciantes eram ocultos e não se seguia esse princípio do evangelho, mas logo se buscava a autoridade maior. Pior é acolher uma denúncia sem ouvir quem foi acusado nem confrontar os acusadores. Certo que há muito erro, mas se evitarmos o que pudermos, teremos a alegria de ver a comunidade crescer. É necessário criar em nossas comunidades um ambiente no qual a fofoca e as acusações gratuitas sejam eliminadas. 
Força da unidade
               Jesus insiste que, em lugar de nos unirmos para destruir as pessoas, possamos nos unir para que sua presença seja o elo de união de todos, Bem diz: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles. Assim será concedido o que se pede na oração. Na Ceia Ele rezou pela unidade dos seus. Para que se conservasse seu Evangelho a última garantia era a unidade. E garantiu força da oração comunitária. Pedimos que a Eucaristia, momento de unidade, reforce entre nós os laços de amizade (Oferendas). Vivendo a unidade saberemos ouvir os que nos adverte e advertir quem nos ouve.
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário