quinta-feira, 26 de julho de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Sede de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA-50 ANOS CONSAGRADO
Seduziste-me, Senhor
               Cumprir a vontade do Pai era a sede de Deus que sempre ardeu em  Jesus. Tem a certeza que vai ganhar sua vida, mesmo perdendo-a sacrificando-Se. Convida os discípulos a fazerem o mesmo. Só poderão realizar esse projeto, se tiverem sido seduzidos por Ele para realizar a vontade do Pai. Essa sedução consumira o profeta Jeremias. Recebera de Deus a ingrata missão de acusar e chamar atenção. Por isso sofre a humilhação, a vergonha e cansaço por parte dos zombadores. Ser profeta não é fácil. Somente a sedução pode dar força para suportar o peso da profecia. O profeta compara essa sedução a um fogo que lhe penetrava os ossos. O fogo é maior que sua fragilidade, tanto que o leva a desfalecer (Jr 20,7-9). A sedução é deixar-se guiar por Cristo na construção da vida. Há somente uma coisa que vale mais que nossa vida, o Cristo. O salmo 62 expressa o que acontece no coração seduzido por Deus. É como uma sede da terra seca clamando por água. É uma busca ansiosa como um desejo que arde no corpo; é como a sequidão clamando por água. Estas imagens só  compreendem quem as vive. A saciedade se dá pelo amor: Rezamos no salmo: “Vosso amor vale mais que a vida: e por isso meus lábios Vos louvam”. O salmista narra a satisfação do desejo: “Minha alma será saciada como em grande banquete de festa; cantará alegria em meus lábios, ao cantar para Vós meu louvor”. A sede saciada é fonte de alegria. É sentir-se acolhido como o filhotinho sob as asas da mãe: “De vossas asas à sombra eu exulto”. Quem se sacia agarra o tesouro encontrado: “Minha alma se agarra em Vós; com poder vossa mão me sustenta”. Assim acontece quando se segue Jesus.
Caminho seguro
               Declarar que Jesus é o Filho de Deus significa assumi-Lo como vida e caminho. A atitude de Pedro de querer afastá-Lo do caminho de sua missão, repreendendo-O, é atitude própria de Satanás. Jesus diz: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens” (Mt 16,23). A sedução que Deus exerce sobre nós leva-nos à renúncia e à disposição de perder a vida. Não se trata de uma perda, mas de um ganho. Jesus continua mostrando quanto vale a vida que dura para sempre: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder sua vida?” (26). Se nos deixarmos seduzir por Ele, nada daremos em troca. Jesus põe esse ensinamento no contexto da previsão da recusa e paixão. Como passou da morte à ressurreição, assim seu discípulo faz o mesmo caminho. Este é o caminho seguro. Podemos ter certeza, pois é a experiência da Igreja: Quando é recusada e perseguida, é porque cumpre a verdade e está no caminho de Jesus. A perseguição que os fiéis sofrem não é contra eles, mas contra Cristo. Não temos que dar satisfações ao mundo, mas a Deus.
Sacrifício vivo
               A vida dedicada para Deus no seguimento de Jesus, não é somente um processo humano, mas a união ao sacrifício de Cristo em sua entrega ao Pai. Paulo nos convida ao culto espiritual. Não é sacrifício de sofrimento e dor, mas feito no altar do coração em um corpo marcado pelo Espírito Santo, pois somos seus templos (1Cor 6,19). O sacrifício espiritual é a vida vivida nas boas obras que fazemos. A vida é sacrifício quando se faz a vontade de Deus, transformando a maneira de pensar e julgar, procurando sempre a vontade de Deus, distinguindo o que é bom, agrada Deus. Este é o sacrifício perfeito. Faz a vontade de Deus quem se deixou seduzir por Ele. Na Eucaristia amadurecemos o culto espiritual.
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário