quinta-feira, 29 de setembro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Lançar as redes”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Em vosso nome lançaremos as redes
               Jesus veio anunciar e implantar o Reino de Deus. O Evangelista usa o símbolo da barca e da pesca abundante. Tendo instruído os discípulos com a palavra, Jesus os instrui com o sinal da pesca. Neste contexto faz o chamado para serem anunciadores. O texto do profeta Isaias narra sua vocação que se dá no templo como teofania da glória. Deus fala de sua glória: “Pergunta: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ Respondi: ‘Aqui estou! Enviai-me!”’ (Is 6,8). Jesus manifesta sua glória na simplicidade da Encarnação. Sua Pessoa, palavras e abras refletem a carne humana. O trono de Jesus é a barca. O anúncio também se encarnou. Cristo fala da barca, instrumento de trabalho do homem simples e forte no trabalho. A santidade de Deus que se manifesta na sua glória exerce sobre o homem uma atração profunda e ao mesmo tempo um temor reverencial. Jesus também manifesta este aspecto da divindade: “Ao ver aquilo, o milagre da pesca, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: ‘Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!’” (Lc  5,8). Paulo diz que, também teve a visão do Ressuscitado como os outros discípulos, (ICor 15,8). Isso lhe dá condições para anúncio. Experiência da Santidade de Deus é fundamental para a vida cristã e para lançar as redes para a pesca. Sem ela a pregação se torna ideologia, não transmissão da Palavra. O mesmo Deus que falou no Sinai, falou no templo com esplendor e majestade, falou por Jesus e agora  fala pela boca de todo aquele que, experiente de sua Santidade, O anuncia. A Igreja continua a anunciar como Jesus. Ela não pode perder a disposição de evangelizar em águas profundas. Deve sair do raso que não incomoda e não cobra. A pregação precisa ter o sentido da santidade de Deus.
Lábios purificados
               Isaias e Pedro têm medo, pois sabiam que eram pecadores. A experiência de Deus dá consistência à pregação. Deixar-se tocar por Ele, tendo sempre presente que Ele será o caminho do pregador. Os que vivem de Deus são tochas incandescentes que iluminam e aquecem. Falando a partir de Deus, terão linguagem atualizada dentro do mundo do mal, que Jesus chama de águas profundas. O anúncio tem caráter de purificação, pois vem acompanhado com o fogo purificador do altar que purifica quem ouve e quem anuncia. Ver Deus é morrer, diz o profeta. Podemos entender que ver Deus é morrer para muita coisa que obstacula vê-lo e é falar com o poder de Jesus, na Igreja. Uma Igreja domesticada, temerosa e escondida nas sacristias, não anuncia. O Evangelho diz que os homens consertavam as redes. É preciso estar pronto a renovar os meios de pregação.
O que recebi, transmiti...

               Paulo não se sente dono do Evangelho. Diz: “O que vos transmiti, em primeiro lugar, foi aquilo que eu mesmo tinha recebido” (ICor 15,3). Anuncia o que recebeu pela Tradição. Tradição não são vestes ou ritos, mas a fé que nos é transmitida e passada com fidelidade. Tendo recebido, se oferece para anunciar. Quem conhece Jesus não se nega fazê-lo conhecido e amado. Não tem medo de anunciar. Falar sem ousadia de anunciar, demonstra a falta de contato com a santidade de Deus. Em cada Eucaristia nós, no canto do santo, recordamos este encontro com a Santidade de Deus e nela nos encontramos com a Santidade de Deus que nos estimula a anunciar o que recebemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário