terça-feira, 29 de março de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “A força que habita em nós”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
793. Deus é nossa força
As virtudes humanas que temos, e nos fazem viver com intensidade, são reflexos da força espiritual de Deus. Não pensemos em religião como uma teoria espiritual, um partido político com “cheiro” de Deus. Quando se diz que todas as religiões são boas, se está querendo dizer que tudo o que é de Deus é bom e que o humano é o campo fértil para se desenvolverem os dons de Deus. O necessário é purificar a religião de interesses mesquinhos e ideologias interesseiras ou supersticiosas. Deste modo se chegará à unidade que está em Deus. Refletimos hoje a virtude da fortaleza. Ela nos dá a capacidade de viver o amor pela fé e sustenta nas lutas pelo bem. É a capacidade de estar preparado para responder a situações novas. Ela mobiliza energias para o bem. Deus é nossa força (Ex 15,2), por isso temos Nele nossa fortaleza.  Esta é a força que cada um tem e sua fortaleza no embate de todas as dificuldades. Todo homem e mulher têm uma resistência que supera a compreensão humana. Esta fortaleza vem de Deus e encontra na pessoa a correspondente vontade de vencer. Toda fortaleza vem da força de Deus. Contemplamos a história: quanta luta e força de ânimo as pessoas tiveram para conduzir sua vida, seu povo, no meio das maiores dificuldades e nas mínimas condições! Imaginemos o que foi a vida de nossos antepassados próximos e aqueles de milênios atrás. A história do mundo não pode ser feita a partir dos grandes, mas dos pequenos fortes. O salmo reza: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? (Sl 27,1). O Senhor é a força do seu povo; ele é a fortaleza salvadora para o seu ungido” (Sl 28,8). O próprio Jesus dá este testemunho da presença de Deus que age Nele e o faz forte até o último instante. Esta força Ele a transmite aos seus como nome de graça.
795. Além das próprias forças.
            A fortaleza vem de Deus, mas acontece em pessoas concretas e frágeis. Contemplamos as pessoas humildes: Como são capazes de passar por maiores dificuldades e vencer! Vemos nossos pais! Que fortaleza! Podemos dizer que rolaram o mundo na unha! A fortaleza com que resistiram os mártires da fé, da justiça e da verdade é um testemunho claro desta fortaleza de Deus que invade os homens. Foram além das condições humanas. Deus não deixa os fracos à mercê da maldade humana. A pessoa humana é bonita demais. Estas condições existem porque foram capazes de pensar divino. No momento atual, os heróis são fabricados, tanto no físico, como na força, como na beleza. Essa beleza passa. O que permanece é a rica face de Deus estampada no rosto carcomido pelo tempo, roído pela doença, murcho pela dor suportada com serenidade. Isso sim é que é herói! O mundo seria diferente se fossem eles a dar as leis. A fortaleza no trabalho pesado, na vida cotidiana de levar adiante uma família arrebentada, no meio da violência e dos vícios é maior beleza. Com os olhos de Deus, podemos ver estes esplendores.
796. Treinar a perseverar

            As virtudes exigem o exercício. São dons a serem desenvolvidos. Deus dá a graça, mas a natureza tem que corresponder. Esta correspondência exige treinamento permanente de perseverança. Ninguém se faz atleta só por um exercício. Requer tempo e perseverança nos mesmos exercícios. Deus dá a graça, mas a perseverança tem que ser pedida e treinada. Torna-se difícil vencer nas dificuldades se não nos esforçamos pelo exercício das virtudes para conseguir uma prática estável. Não podemos desanimar no primeiro insucesso, na primeira dificuldade. Fortalecer-se é necessário para ter sempre a força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário