terça-feira, 23 de junho de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Lendo os sinais dos tempos”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
A grande tribulação
            Estamos chegando ao final do ano. A liturgia reflete a temática escatológica, isto é, os últimos acontecimentos do mundo. É o gênero bíblico chamado apocalipse. Não pode ser lido como se lêem os outros trechos da Bíblia. Esse gênero era usado no tempo de Jesus, como vemos nos evangelistas e no Apocalipse de S. João. A linguagem parece cifrada, para nós, mas para então, era de fácil compreensão. É uma teologia da história: ler os acontecimentos a partir de Deus. A tribulação, que Marcos escreve, está ligada também à perseguição dos cristãos. Esperamos o futuro e estamos vigilantes no momento presente para que a fé não desfaleça. Os discípulos devem manter firme a certeza em Jesus que “virá sobre as nuvens”, apesar da tribulação, dos acontecimentos naturais do mundo e das perturbações dos povos. Ouvimos os Anjos dizerem na Ascensão: “Ele virá do mesmo modo que para o céu o vistes partir” (At 1,11). Não podemos desligar os acontecimentos finais de sua significação maior que é realização do Reino de Deus no mundo agora. É preciso ler os sinais dos tempos e neles ver a presença de Deus, Senhor da história. Deus fala de muitos modos.
Ele reunirá os eleitos
            Quando falamos de vinda de Cristo, juízo universal, fins dos tempos, ficamos preocupados com a condenação. Ao contrário! Devíamos nos alegrar porque é o tempo de receber a recompensa. O fim para os que crêem, os eleitos, é o momento de ir ao encontro do Senhor, pois “serão reunidos dos quatro cantos da terra” (Mc 13,27). Sua vinda poderá ser terrificante para os que não estiverem vigilantes praticando a caridade. Virá e nos levará consigo para estar com Ele. Diz Jesus: “Pai, aqueles que me destes, quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo” (Jo 17,24). É o momento de receber a recompensa: “Vinde benditos de meu Pai, receber o prêmio que vos está preparado desde a criação do mundo” (Mt 25,34). São palavras garantidas: “O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão” (Mc 13,31).
Ensinando o caminho das virtudes
            O profeta Daniel nos ilumina quanto ao tempo da espera do grande dia: “Os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento. E os que tiverem ensinado a muitos o caminho da virtude, brilharão como as estrelas por toda eternidade” (Dn 12,3). A espera exige que se tomem atitudes que inscrevam as pessoas no livro da vida através da sabedoria e do ensinamento. Evangelizar os outros é salvar-se e fazer do tempo da espera, tempo de implantar o Reino que virá. É um convite à missão de anúncio do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário