segunda-feira, 29 de junho de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “O povo ensina o povo”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
1588.A piedade popular como evangelização
            Pensamos que evangelização e instrução ao povo só podem ser dadas por professores instruídos. É necessário aprofundamento. Por isso temos as escolas de teologia nos mais altos níveis, para servir o povo. Há também um modo simples de transmitir as verdades da fé que se chama piedade popular. Devemos distinguir piedade popular de superstição. O Papa Francisco foi um homem muito ligado ao povo, por isso entende bem o que o povo pensa e como o povo pensa. A religião se tornou intelectualizada e o povo acabou por criar um modo próprio de se expressar a partir da fé. Um dos pontos de partida é que a pessoa vive a fé por inteiro e não só intelectualmente. Ela tem um corpo que tem cinco sentidos e tantas riquezas mais que se unem na mesma expressão. Não dispensa o intelectual, mas prioriza a pessoa como um todo. É por isso que muitos não entendem a linguagem usada na Igreja. Não basta também estar repetindo textos bíblicos, pois a Palavra é viva e eficaz (Hb 4,12). Os povos assumiram o Evangelho em sua cultura. Não muda a Palavra, mas muda o modo de expressar. Infelizmente houve um desprezo das culturas locais como não aptas para viver a fé. O povo é criador de sua cultura (EG 122). Ao transmitir a cultura, o fazem com a fé de um modo sempre novo. A religiosidade popular é a expressão missionária espontânea do povo de Deus. Houve um tempo de grande desprezo pelo popular. Foi uma má interpretação do Concílio. Podemos ver como seitas estranhas à cultura brasileira mataram o coração piedoso de nosso povo a chegando até a ódios e destruição da cultura. Mesmo pessoas da Igreja, em determinadas regiões, acabaram com a piedade popular e deixaram o povo no vazio, ou introduziram piedades estranhas ao nosso povo. E desprezam o que é do povo.
1589. Espiritualidade popular
 A espiritualidade é sempre fruto do Espírito Santo. Sendo assim, a piedade popular é uma espiritualidade guiada por Ele. Os bispos na Conferência de Aparecida reconhecem que é uma verdadeira espiritualidade, encarnada na cultura dos simples (DA 263). Essa piedade é missionária, pois penetra as camadas populares numa linguagem que conhecem e em atitudes que levam a viver o Evangelho. Vemos como crescem atualmente os santuários. Infelizmente muitas tradições locais desaparecem pela invasão dos meios de comunicação que pervertem o povo. Vemos a devoção aos santos, as peregrinações, as tradições regionais. Quando vemos uma folia de reis ou uma bandeira do Divino etc... sabemos que rezam, instruem e criam a vida da comunidade. Pude ver há poucos dias toda a comunidade, desde adultos a crianças, fazendo os tapetes para a procissão de Corpus Christi. A devoção une a comunidade. É o Espírito Santo que anima essa atitude.
1590. Evangelizar a piedade.
            “As expressões da piedade popular nos ensinam e, para quem as interpretam, são um lugar teológico a que devemos prestar atenção na hora de pensar a nova evangelização”, diz o Papa (EG 126). Essa pregação informal chega onde não podemos ir. O diálogo das pessoas que estão sempre dispostas a levar Jesus Cristo através da partilha da vida. Evangelizar a piedade popular é, em primeiro lugar, mostrar seus valores e a ação do Espírito. A seguir mostrar o que é desvio que pode chegar à superstição, que não tem a ver com o evangelho nem com o ser humano. A catequese sempre necessária a todo o povo de adulto a criança deve ser uma preocupação da comunidade. A inculturação do evangelho deve assumir formas concretas na cultura do povo. Esse não é um assunto querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário