quarta-feira, 20 de maio de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - Segredos do casamento

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
292. Serão os dois uma só carne
            Não é insistir muito se nos lembrarmos que o sacramento tem um lado humano e outro divino que devem estar juntos. Sem isso pode não ser compreendido e perder muito de sua eficácia. Por ser caminho espiritual precisa ser vivido em todas as dimensões. A Sagrada Escritura insiste desde o início da reflexão bíblica em que “serão os dois uma só carne” (Gn 2,24). Jesus repete essas palavras ao falar do matrimônio. É uma definição muito clara da finalidade e conseqüência do sacramento do matrimônio. Aqui se encontra também o ponto no qual o casamento tem falhado ou dado excelente frutos. Carne não é só o aspecto carnal, visível, palpável. É a realidade total da pessoa, em todos seus aspectos. Dizer que os dois serão uma só carne está a afirmar que constituem um novo ser espiritual. É uma realidade e um projeto. Realidade nova diante de Deus que não cria outro indivíduo, mas um modo de existir em comunhão de corpo e alma. Esse modo de existir é também o programa de viver em comunhão de vida. Muda o vínculo de comunhão: “deixará o homem a casa de seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher”. Casa é tudo aquilo que constitui o ser família, bens, tradições, vínculos afetivos e sociais. Aquilo que significava o clã. É uma mudança de sentido no modo de viver. Vejamos o quanto isso exige de mudança da pessoa. O caminho espiritual vai indicar o quanto de perda e ganho existe e quanto de esforço de ser um para o outro.  Nesse sentido carne vai significar também a união de corpos na complementaridade física, sexual, afetiva na entrega e no acolhimento. “O que Deus uniu o homem não separe”. Ser uma só carne é ser conduzido por Deus e não por voluntariedade humana.
293.Serão um só coração
            Como a realidade carnal, a espiritual mais ainda, será realizada pela unidade do coração. A comunhão espiritual realizada pelo Espírito Santo faz do casal um ser novo. O ser novo funda-se na união de Cristo e a Igreja. A Páscoa de Cristo entregando-se por sua Igreja acontece no casal a partir do “SIM” dado no altar e continuado no dia-a-dia. A santidade matrimonial e o caminho de santificação não se apóiam na vida espiritual de orações e boas intenções, mas no gesto próprio de doar-se no qual se misturam carne e espírito. A espiritualidade matrimonial exigirá também caminharem juntos no esforço de passar à vida a graça que se doaram no altar. É uma santidade feita de carne e espírito. Quanto mais a realidade carnal foi acompanhada pela espiritual, tanto mais se concretiza a espiritualidade. Quando houver dificuldades e cruzes na carne, o espiritual será forte para levar adiante o matrimonio. Igualmente o espiritual será estimulado pelo carnal e lhe dará ossos, pois pode se enfraquecer, quando falta a carne.
294.Indivíduos, mas unidos
            Ao termino da criação Deus, contemplando a obra que fizera, viu que tudo era muito bom (Gn 1,31) Mesmo depois do pecado, sua criação possui a bondade que lhe deu o Criador. Com Jesus, o homem e o mundo foram redimidos. Se ainda há mal é porque optamos por ele, pois Jesus o venceu na cruz e tem sua vitória na Ressurreição. O matrimônio, síntese do espiritual e do carnal, está no centro dessa criação de Deus. Por mais que tenha sido visto sob o prisma do pecado, reina nele a beleza da natureza criada por Deus. É só no prisma da graça que devemos conhecê-lo e vivê-lo. Viver tudo o que há de bom, pelo mútuo conhecimento, se chegará a grande santificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário