quinta-feira, 28 de maio de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - Amor com amor se cura

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
301.Rosário de cruzes
            Na celebração litúrgica do matrimônio os noivos dizem um ao outro: “Eu te prometo ser fiel, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias de minha vida”. Pela própria fórmula já há um reconhecimento das cruzes que surgirão no dia-a-dia. As dificuldades e as cruzes do casamento não significam em primeiro lugar os males da vida. O primeiro desafio é sair de si para ir ao encontro do outro e criar a unidade de dois que passam a ser um só corpo e um só coração. Para isso é necessária a decisão de romper com o individualismo. É um momento exigente que vai mexer com a vida, os hábitos, família, projetos, opiniões etc... Toda vida matrimonial vai ser um contínuo buscar a pessoa do outro. Não é uma anulação da individualidade, mas a promoção da individualidade a serviço da construção da unidade. A cruz não está na dor que isso possa causar, mas na atitude de entrega incondicional. Essa atitude de mútua busca identifica o casal com o modo como Jesus tomou a cruz da entrega e caminhou para o Calvário. A cruz não está na dor mas no amor, motivo pelo qual se passa pelo sofrimento. Pelas marcas do pecado que permanecem em nós, a dor pode se manifestar mais forte. Quando o amor está ferido, só o amor pode curar. Quando aparece a dor, normalmente o que primeiro que se esquece é o amor. Na crise em que se encontra a família, não será o momento de acreditarmos que tudo isso é fruto da falta de amor?
302.Ajuda na fragilidade
            O matrimônio é fundado na força do amor de Deus e na fragilidade de cada um dos cônjuges. A fragilidade e a fraqueza das pessoas, não são um mal, são um bom princípio para o crescimento. Ser pequeno é ser aberto ao desenvolvimento. A grande ajuda que pode haver é o amor de Deus plantado em seus corações e a aliança estabelecida entre os dois e Deus. O matrimônio é uma estrutura social, mas vai além. É um dom divino para o encontro com Deus, fundado no matrimônio de Cristo com a Igreja, o povo de Deus. A fragilidade de Cristo na sua caminhada para o Calvário, foi sustentada por seu amor por nós, seu povo, a esposa que o Pai Lhe deu. O amor de aliança de Cristo é o amor forte que ajuda na fragilidade de nosso amor. A aliança do casal, firmada no sacramento, traz em si a força da aliança de amor e fidelidade de Jesus. Não é com a justiça, nem com as razões humanas, ou mesmo a força humana que vão se resolver as questões matrimoniais, mas o amor de Cristo derramado em nossos corações. O amor é curativo.
303.Escola do perdão

            Fragilidade e perdão são caminhos necessários. Perdão não significa concordar com os erros ou males da vida a dois. Perdão é criar um ambiente de acolhimento e aceitação do outro que gere uma atitude de superação dos erros antes que aconteçam. O clima de perdão facilitará mesmo quando surgirem males e erros. Jesus realiza o caminho do perdão acolhendo os discípulos e o povo em sua simplicidade e fragilidade, mesmo corrigindo seus erros. Vendo Jesus, entenderam o sentido do “amai-vos uns aos outros”, que é seu ensinamento fundamental. Paulo explica muito claramente: “Carregai os fardos uns dos outros e cumprireis toda a lei” (Gl 6,2). A questão da instabilidade do matrimônio, sobretudo as sempre mais freqüentes separações provêm a meu ver do desconhecimento da fragilidade um do outro e da disposição de, conhecendo a fraqueza, criar-se um modo de vida que leve a sua superação e à conquista de equilíbrio matrimonial. Será fácil o perdão se os dois se conhecem e se dispõem à permanente conversão. O amor sempre cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário