Evangelho segundo São Mateus 8,5-11.
Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se dele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo:
«Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente».
Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo».
Mas o centurião respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado.
Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens. Digo a um: "Vai!", e ele vai; a outro: "Vem!", e ele vem; e ao meu servo: "Faz isto!", e ele faz».
Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé.
Por isso vos digo: do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no Reino dos Céus».
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Milão, doutor da Igreja
Sobre a virgindade, §§ 72-74, 78
Ele vem a tua casa
Ouviste a voz do Verbo, a Palavra de Deus. Levanta-te e prepara o fundo da tua alma pela oração. Vai de baixo até às alturas, esforça-te por abrir a porta do teu coração. Quando ergueres as mãos para Cristo, as tuas ações exalarão o perfume da fé.
Eis que Cristo te desejou e te escolheu. Se Lhe abrires a porta, Ele entrará, e não deixará de o fazer, pois assim prometeu. Abraça, pois, Aquele que procuras (cf Ct 3,4); aproxima-te dele e receberás a sua luz (cf Sl 33,6); demora-O junto a ti, pede-Lhe que não Se vá embora, suplica-Lhe que não Se afaste. Com efeito, a palavra de Deus corre depressa (cf Sir 43,5), não se deixa prender pela frouxidão, a preguiça não a detém. Que a tua alma, à sua chamada, vá ao seu encontro e persevere no caminho traçado pela sua palavra celeste, pois Ele passa depressa.
No caso de Ele Se ter ido embora, não penses que Lhe desagradaste por tê-lo chamado e Lhe teres implorado que ficasse, abrindo-te a Ele; muitas vezes, Ele permite que sejamos postos à prova. Que diz Ele nos Evangelhos quando as multidões Lhe pediam para não Se ir embora? «É necessário que eu anuncie a boa nova do reino de Deus também às outras cidades, porque para isso fui enviado» (Lc 4,43). Portanto, mesmo que Ele pareça ter partido, continua a procurá-lo (cf Ct 5,6). Quem procura Cristo desta maneira, quem assim implora, não é abandonado por Ele; mais, Ele vem visitá-lo com frequência, pois estará connosco até ao fim do mundo (cf Mt 28,20).
Nenhum comentário:
Postar um comentário