domingo, 7 de julho de 2024

Santo Ilídio de Auvergnese

Santo Ilídio foi o quarto bispo da Auvergnese, de acordo com São Gregório de Tours. Seu nome poderia ter se originado do rio Allier: o santo nasceu em suas margens e sua veneração também começou lá. A vida de Santo Ilídio foi escrita por São Gregório de Tours seguindo a tradição da Igreja de Clermont. Santo Ilídio assumiu seu episcopado após o de São Leogoncio, por volta do ano 370. Sua reputação de santidade se estendeu à capital de Trier, na Mosela. O imperador (usurpador) Maxime tinha uma filha possuída pelo diabo, incurável. Apelou ao milagreiro de Auvérnia: Ilídius foi solicitado; veio, agiu e venceu; Ao simplesmente colocar um dedo na boca da jovem, ela
imediatamente sentiu a cura. O imperador, agradecido e surpreso, ofereceu-lhe uma grande quantia de dinheiro, mas Ilídio recusou. Ele simplesmente pediu que o costumeiro tributo de vinho e milho dado à Igreja - até então pago em espécie - fosse convertido em dinheiro. Ilídio voltava para casa quando foi surpreendido pela morte. Deve ter sido o ano de 384, já que no Concílio de 385 Clermont já tinha Nepotien como bispo. Dois séculos depois de sua morte, a veneração a Ilídio permaneceu tão viva quanto desde seus primórdios em Clermont - no tempo de São Gregório de Tours - que mesmo assim disse: "seus milagres são inúmeros, tantos que nem todos podem ser registrados". Muitas delas ocorreram no local do túmulo do santo, localizado na cripta de Santa Maria degli Santos, que mais tarde se tornou a Basílica de Santo Ilídio. Quando Gregório se tornou bispo, dedicou-lhe um oratório que ainda guardava suas relíquias. Os normandos queimaram a Basílica de Santo Ilídio em 865. Foi reconstruído no século 10 e atribuído como um mosteiro beneditino. Por volta do ano 916, um monge publicou uma nova biografia do santo, atribuindo-lhe ainda mais milagres. 
(Extraído de "Vie des Saints et des Bienheureux selon l'ordre du calendrier, avec l'historique des fêtes" dos Padres Beneditinos de Paris).

Nenhum comentário:

Postar um comentário