sábado, 25 de maio de 2024

São Beda, Sacerdote e Doutor da Igreja Festa: 25 de maio

(*)Monkton em Jarrow, Inglaterra, 672-673 - 
(+)Jarrow, 25 Maio 735 
Foi um seguidor de São Bento Biscop e São Ceolfrid, dedicando-se apenas à oração, estudo e ensino no mosteiro de Jarrow. Ele também era um amanuense e o Codex Amiatinus, um dos códices mais preciosos e antigos da Vulgata, preservado na biblioteca Laurentina em Florença, teria sido executado sob sua orientação. De sua vasta produção literária restam obras exegéticas, ascéticas, científicas e históricas. Entre eles está L'Historia Ecclesiastica Gentis Anglorum, um monumento literário universalmente reconhecido do qual emerge a romanidade (universalidade) da Igreja. Estudioso de temperamento excepcional e trabalhador, deixou em seus escritos a marca de seu espírito humilde e sincero, de seu discernimento seguro e de sua sabedoria. 
Patrono: Acadêmicos 
Martirológio Romano: São Beda, o Venerável, sacerdote e doutor da Igreja, que, servo de Cristo desde os oito anos de idade, passou toda a sua vida no mosteiro de Jarrow na Nortúmbria, Inglaterra, dedicado à meditação e à explicação das Escrituras, entre a observância da disciplina monástica e a prática diária do canto na igreja, era sempre doce para ele aprender, ensino e escrita. Toda a sua vida dedicada ao estudo, ensino e escrita. Beda (do saxão antigo, que significa "homem de oração") nasceu na Nortúmbria (Inglaterra) por volta de 673. Aos sete anos de idade entrou no Mosteiro Beneditino de Wearmouth, onde foi educado e instruído. Ele então se mudou para o vizinho Convento de Jarrow e foi ordenado sacerdote lá. Para o resto de sua vida, ele nunca sairá desses lugares. Dotado de uma inteligência extraordinária, simpática, sábia, mansa, o monge só quer estudar, aprender, ensinar aos outros o que aprende e, acima de tudo, escrever. Aprenda latim, grego e um pouco de hebraico. Ele busca a paz da alma e a encontra ouvindo a Palavra de Deus. Suas únicas diversões são a oração e o canto coral de louvores ao Senhor. Exerceu sua atividade como amanuensis de forma exemplar para ter seus amados livros sempre disponíveis, copiando os manuscritos, corrigindo-os e inserindo seus próprios comentários. Ele é honesto e transparente. Ele ama a verdade e é humilde, tanto que toda vez que uma citação que não é sua aparece em um de seus livros, ele relata fielmente a fonte: Beda não quer se apropriar de méritos que não são seus. Tinha à sua disposição uma biblioteca composta por quinhentos livros preciosos, trazidos para o convento pelas longas viagens empreendidas pelos outros monges. Um trabalhador incansável, ele está ansioso para saber e todos os assuntos são de seu interesse. Ele lê e estuda, especialmente a Bíblia e a história. Sua mente enciclopédica é especializada em teologia, filosofia, gramática, astronomia, aritmética, história, medicina, música. Matérias que lecionava no convento e que se tornaram tema dos seus livros. Sua genialidade criativa também se expressa compondo hinos e poemas. Ele teoriza sobre a redondeza da Terra, é o primeiro a começar a contar os anos antes e depois do nascimento de Jesus e escreve um livro sobre a vida dos santos. Beda é muito popular entre seus alunos porque suas aulas são interdisciplinares: ele explica a Bíblia usando as ciências e autores gregos antigos. Os livros que ele escreveu são muito importantes. Por isso, Beda merece os títulos de Venerável e Doutor da Igreja. O volume mais famoso é a História Eclesiástica dos Ângulos, pela qual Beda é nomeado "Pai da História Inglesa". O sacerdote morreu em 735 em Jarrow, ditando a última frase de seu último livro (a tradução do Evangelho de João para o anglo-saxão), cercado por seus confrades. O conhecimento de Beda é vasto, graças às viagens com que viajou por todo o mundo, "apenas" lendo livros. 
Autor: Mariella Lentini 
"Eu, Beda, servo de Cristo e sacerdote do mosteiro dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo, que fica em Wearmouth e Jarrow... Nasci no território do referido mosteiro e, aos sete anos de idade, meus pais me confiaram aos cuidados do reverendíssimo abade Bento XVI e, posteriormente, a Ceolfrid, para ser instruído. A partir desse momento, passei toda a minha vida dentro do referido mosteiro." Isto é o que Beda, o Venerável, escreveu sobre si mesmo em 731 em sua Historia ecclesiastica gentis Anglorum (uma das maiores obras de historiografia do início da Idade Média). Seu nascimento é datado entre 672 e 673. Tornou-se diácono aos 19 anos e foi ordenado sacerdote aos 30. Dedicou toda a sua vida ao estudo da Sagrada Escritura e ao ensino (semper aut discere aut docere aut scribere, sempre a aprender, a ensinar ou a escrever, era o seu único interesse) e os seus dias eram marcados pela oração e pelo canto coral. Chamado de "o Venerável" por sua sabedoria e sabedoria, Beda deve sua cultura à leitura dos livros das bibliotecas de Wearmouth e Jarrow, por isso sua formação é ampla e articulada e seu conhecimento de uma vastidão espantosa. Ele lê grego e hebraico, recorre a Cícero, Virgílio, Lucrécio, Ovídio, Terêncio e, em particular, aos Padres da Igreja, especialmente para o estudo da Bíblia. E assim, em suas palestras, sua sabedoria e teologia emergem. A de Beda é uma didática interdisciplinar, que explica os Textos Sagrados também através de autores da antiguidade pagã e através do conhecimento científico de seu tempo. O fruto de sua erudição são inúmeros escritos teológicos, históricos e científicos, mas também obras eruditas e pedagógicas. Beda morreu em 26 de maio de 735 em Jarrow e foi enterrado lá. Em 1022, seus restos mortais foram transferidos para a Catedral de Darham a mando de Eduardo, o Confessor, penúltimo rei dos anglo-saxões e rei da Inglaterra. O título de "Venerável", pelo qual Beda era referido já em vida por sua reputação de santidade e sabedoria, logo se espalhou, tanto que o Concílio de Aachen o descreveu como "venerabilis et modernis temporibus doctor admirabilis Bede" (o venerável e maravilhoso médico de nossos tempos Beda). Em 13 de novembro de 1899, Leão XIII o declarou Doutor da Igreja. 
Os Escritos 
Beda é o autor do primeiro martirológio histórico; para monges copistas escrevia manuais; escreveu o Liber de loquela per gestum digitorum, que ensina a fazer as contas com os dedos; Compôs poemas e versos. Acima de tudo, porém, interessou-se pela história e comentou e interpretou a Sagrada Escritura em particular ("As Sagradas Escrituras são a fonte constante da reflexão teológica de Beda", especificou Bento XVI na catequese da audiência geral de 18 de fevereiro de 2009, dedicada ao monge inglês). Ele é considerado o maior exegeta da Igreja Ocidental desde o final da era patrística, também por seus comentários, tratados e coleções de homilias. Ele foi o autor da Bíblia usada pela Igreja até 1966. Sua História Eclesiástica dos Povos Anglófonos é bem conhecida: cerca de 400 páginas reunidas em 5 livros, com a narração política e eclesiástica da história da Inglaterra desde a época de César até seus próprios dias. Antes e depois de Cristo... Considerando o nascimento de Cristo como o centro da história, Beda foi o primeiro contar os anos em "antes de Cristo" e "depois de Cristo"; "o Computo que ele elaborou cientificamente para estabelecer a data exata da celebração pascal e, portanto, todo o ciclo do ano litúrgico, tornou-se o texto de referência para toda a Igreja Católica" (Bento XVI, Audiência Geral de 18 de fevereiro de 2009); Ele inventou a anotação e o rodapé. Finalmente, deve-se lembrar que o lema do Papa Francisco "Miserando atque eligendo", reproduzido no brasão papal, é retirado da Homilia 21 de Beda sobre o episódio evangélico da vocação de São Mateus: "Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me", escreve Beda (Ele viu Jesus um cobrador de impostos e desde que o olhou com um sentimento de amor e o escolheu, Disse-lhe: "Segue-me.") 
Fonte: Notícias do Vaticano 
Beda e pronto. Seus dados pessoais começam e terminam aí. Não conhecemos os pais dele. A data de nascimento é incerta. Sabemos apenas que aos sete anos de idade ele foi confiado para a educação aos beneditinos do mosteiro de São Pedro em Wearmouth (atual Sunderland) e que depois passou para o de São Paulo de Jarrow, Condado de Durham, centros monásticos ambos fundados pelo futuro São Bento Biscop, que foi o primeiro a cuidar dele. E entre os beneditinos Beda permaneceu, tornando-se monge e recebendo a ordenação sacerdotal por volta dos trinta anos de idade. Depois disso, bastava: não se tornou bispo ou abade: toda a sua vida se concentrou no estudo e no ensino. Seus únicos momentos de "recreação" são a oração e o canto coral. Seu assunto é a Bíblia. E o método é bastante incomum para a época, mas cheio de interesse para os estudiosos, enquanto seus livros em breve chegarão às bibliotecas monásticas do continente europeu. Em suma, Beda ensina a Sagrada Escritura fazendo bom uso de toda a sabedoria dos Padres da Igreja, mas não para por aí. Ele inventou uma espécie de didática pessoal interdisciplinar, que explicava a Bíblia também usando os autores da antiguidade pagã (Beda sabia grego) e usando o conhecimento científico de seu tempo. Muito desse ensinamento é transmitido, porque Beda escreve, escreve muito e sobre temas diferentes, até modestos; como o livreto De orthographia. E também inusitados, como o Liber de loquela per gestum digitorum, famoso em toda a Idade Média por ensinar a fazer as contas com os dedos. Dedicou-se a cálculos astronômicos para o cálculo da data pascal, indicando-a até o ano de 1063. E aos seus compatriotas o monge beneditino oferece a história eclesiástica da Inglaterra, que também é muito bem informada sobre a vida civil, e acima de tudo não simplesmente relatada, mas também examinada com atenção crítica. Mesmo em vida, foi chamado de "Venerável". E o título ficará com ele para sempre, embora em 1899 o Papa Leão XIII o tenha proclamado santo e doutor da Igreja. Foi um dos maiores comunicadores de conhecimento do início da Idade Média. Foi um mestre da probidade, com seu constante escrúpulo para edificar sem nunca falhar na verdade, com grande respeito por aqueles que ouviam sua voz ou liam seus livros. Mais de doze séculos depois de sua morte, o Concílio Vaticano II também se baseou em seu pensamento, que é citado na Constituição dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja e no Decreto Ad Gentes sobre a Atividade Missionária. Beda morreu em Jarrow, onde lecionou por tanto tempo, e foi enterrado lá. Mas o rei Eduardo, o Confessor (1004-1066), teve o corpo transferido para a Catedral de Durham. 
Autor: Domenico Agasso 
Fonte: Família Cristã Conhecido como o Venerável

Nenhum comentário:

Postar um comentário