sexta-feira, 31 de maio de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Estarei sempre convosco”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Comer com o coração.
 
Jesus quis estar sempre conosco e nos alimentar com sua Pessoa e Palavra. Para isso tomou o pão e o vinho. O pão é bonito, gostoso, fortificante e dá vida. O vinho dá o sentido do sangue e da festa. Naquela noite Ele Se reuniu com os seus. Por que Jesus escolhe o alimento para realizar tão grande mistério da salvação? De um modo muito humano, podemos dizer que fez o que podemos entender. Para recordar a libertação do Egito, Deus mandou que celebrassem a ceia. A refeição tomada juntos é um sacramento da comunhão humana e assumido por Jesus para o sacramento da comunhão com Ele. O gesto fundamental da vida de Jesus, que iria conservar a memória de Sua Morte e Ressurreição é expresso no gesto de comunhão entre os participantes. Jesus quis assumir a realidade do pão para entendermos o que se realizava no mistério. O pão que comemos passa para nosso organismo, alegra, sustenta e dá vida. Assim acontece com o mistério da Eucaristia. Jesus é o Pão da Vida que sustenta, dá vida e nos alegra. Na última ceia disse que o pão era Seu Corpo e o vinho, Seu Sangue. Assim, quando e recebemos este pão e este vinho, estamos em comunhão com os outros, porque entramos em comunhão com Deus. Por isso, a ceia de Jesus preenche nossos desejos e, por meio de nós, sacia a fome de tantos pelo mundo.
Vinde Adoremos! 
Celebramos recentemente a festa de Corpus Christi. Levamos Jesus solenemente pelas ruas para a adoração de todos. Nós que acreditamos, sentimos a alegria em adorar, amar e reconhecer o quanto Deus nos amou dando-nos a Eucaristia para alimento e presença. Esta devoção se firmou pelos anos de 1264. Contudo, não podemos contemplar a Hóstia Santa sem esquecer de tudo o que Jesus quis nos dar e ensinar com este mistério tão grande de um Deus que se fez Homem. Ele se fez pão para a vida do mundo. Ele deu a vida e se dá no Pão Eucarístico, nossa Páscoa. A Eucaristia é também um ensinamento. Não basta partir o pão entre os irmãos, celebrando a Eucaristia. É preciso fazer o que Jesus fez no momento e depois com Sua vida: partiu o pão e o repartiu. Lembramos aqui o milagre da multiplicação dos pães. Com poucos pães alimentou a multidões. Ensina que podemos, com o pouco que temos, saciar o mundo. A Eucaristia não divide, mas multiplica. Só vamos entender o mistério da Eucaristia quando colocarmos em prática a solidariedade. A fé, se não tiver obras, é morta em si mesma, diz S. Tiago (2,17). 
Um Deus esquecido. 
Cantamos na Bênção do Santíssimo: “Bendito! Louvado Seja! O Santíssimo Sacramento!” Há uma estrofe que diz: “Fazei-nos, Virgem Maria, sacrários vivos da Eucaristia!”. O que significa sacrário vivo? Existe o sacrário de mármore, de madeira e até de ouro onde são conservadas as Hóstias consagradas. Ali está Jesus para ser adorado, amado, venerado com todo afeto. Somos sacrários vivos porque temos Jesus em nós, para ser amado, adorado, venerado com todo amor. Adorar Jesus presente no outro pela Eucaristia é viver o mandamento do amor no cuidado da pessoa do outro, no socorro aos necessitados, no respeito ao ser humano que abriga o próprio Jesus. Cuidando do próximo estamos cuidando de Jesus. Nossa ligação com a Eucaristia não é somente a partir do momento da comunhão. Como Jesus assumiu a natureza humana, estamos participando de sua Vida. Em sua Humanidade está a nossa. Nossa carne foi ressuscitada com Ele. Está unida à divindade quando Jesus se faz Pão para nós. Já estamos unidos a Ele na Eucaristia.
ARTIGO PUBLICADO EM MAIO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário