quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Força do amor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Amor que cai do céu
 
Como gostamos de falar de amor! Como é bom amar e ser amado! Morre-se por falta de amor. Vive-se porque se é amado. Acompanhei um caso que mostrou a força do amor que dá vida. Aconteceu em GarçaSP. Um jovem foi acidentado e, mal atendido, foi devolvido, levado para casa sem esperanças. Em casa foi acompanhado pelo irmão. O amor do irmão foi tão grande que o recuperou. Voltou a falar, andar etc... Amor é vida. Amor dá vida. É a energia fundamental. Nós o contemplamos até nos animais e mesmo vemos sua correspondência nas plantas. Por outro lado, vemos crianças que se desenvolvem mal por falta de amor. Sabemos que a melhor ação social não é dar comida, mas dar afeto, respeito, carinho e atenção. O amor se manifesta nas mais diferentes formas. O importante é amar. O amor é tão importante que Deus o escolheu para um de seus nomes que sintetizam tudo o que Ele é: “Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele” (1Jo 4,16). Amor não é só um dado da Igreja Cristã, mas é de todos os que têm mesmo que seja um mínimo de condição humana. Conhecemos a capacidade de amar dos “especiais”. Em nossa visão, este foi o maior dom que Deus deu à humanidade na criação: a participação de sua vida que é amor. Não há possibilidade de haver amor que não seja de Deus. Mesmo que eu recuse qualquer sentimento da existência de Deus, se amo, estou unido a Ele. “Onde existe amor, Deus aí está”. Jesus, vindo habitar em nós, sintetizou toda sua vida e seu ensinamento nas palavras: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 15,12). Esse amor veio do Céu. E, o único modo de voltar para lá, é através do amor. 
Amor que nos faz competentes 
O amor nos faz capazes de relacionar com Deus, com o mundo e com o outro. Pelo amor, podemos amar a Deus e estabelecer com Ele um relacionamento vital com competência. A relação humana com o divino exige de nós uma atenção mais cuidada. Adquirimos a linguagem e estabelecemos o relacionamento. Pelo amor, somos competentes na arte de estabelecer o relacionamento com as pessoas, de maneira completa, a ponto de edificá-las em sua humanidade. Os homens e mulheres que realmente marcaram o mundo, não foram os grandes, mas os que tiveram competência no amor. Amar de corpo e alma é uma arte inesgotável. O amor nos educa para sermos mestres na arte de amar. Competentes no amor. O amor nos faz competentes no relacionamento com a natureza. Não é possível ecologia sem amor. Como vou salvar o mundo, se para mim, uma folha que cai não é importante? Não temos domínio total sobre a natureza, mas somos capazes de viver nosso ritmo com seu ritmo. Se uma moto serra corta uma árvore, sem olharmos seu impacto no ambiente, é porque não aprendemos ainda amar. 
Amor que tudo transforma 
O amor redime todas as realidades. Quando falamos de pecado, de males, nós nos esquecemos de que eles são resultados da falta de amor. Não é a lei que gera o pecado, mas a incompetência no amor. O pecado é o retrato de minha incapacidade culpável de não amar. Ele redime nosso interior para vivermos de modo completo. O amor nos dá critérios de discernimento da realidade e de nossa relação com ela. Ele tudo pode orientar. Se nós nos preocupássemos mais em ensinar a amar, poderíamos solucionar tantos problemas de nosso tempo! Vemos as guerras, a corrupção, a violência, a exploração, o desequilíbrio. Tudo provém da falta de amor.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM AGOSTO DE 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário