Chegados que somos ao fim de um ano e ao começo de um novo, contemplamos a figura de Maria com o Menino nos braços. Ela é a Mãe de Deus, verdade confirmada pelo Concílio de Éfeso, no ano 431. A declaração do concílio defende a verdade sobre Jesus, Homem-Deus. Maria é Mãe de Deus, porque geradora dAquele que nos trouxe a Salvação. Isabel proclama sua alegria ao receber a visita da “Mãe de meu Senhor”. Senhor é aplicado a Deus. Maria não lhe deu a divindade, mas é mãe dAquele que é Deus, e nasceu de seu seio. A verdade sobre Maria e seu Filho não são invenções, mas estão bem fundadas no coração do povo. O carinho que a comunidade primitiva teve para com Maria, foi transmitido às gerações que se seguiram. Podemos vê-lo na oração da Ave Maria que é antiquíssima. Já na catacumba de Priscila temos um afresco da Mãe de Deus do séc. III (270). Há também o papiro egípcio com a oração “à vossa proteção nos recorremos, ó santa Mãe de Deus...” do século III. As liturgias orientais repetem constantemente a palavra Thetókos – Mãe de Deus. A pureza da fé dos primeiros cristãos não permitiria que os ensinamentos da fé fossem misturados com devocionismo exaltado. Negar-se a chamar Maria Mãe de Deus era negar Jesus Cristo como Deus. Maria não foi um corpo de aluguel para a encarnação do Filho de Deus. Ela participa intimamente de Sua vida e missão. Os pastores encontram o recém-nascido com sua mãe. Paulo, aos gálatas, escreve que Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher... para remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção filial (Gl 4,5). Por essa adoção filial nós nos tornamos irmãos de Jesus, e assim, filhos amados dessa Mãe. Somos filhos de Deus em Cristo e Maria é nossa mãe em Cristo. Por ela nos veio a Bênção, JESUS, que quer dizer, a salvação é o Senhor.
No colo da Mãe
Iniciamos um novo ano, como que no colo de Maria, acolhendo a salvação trazida por seu bendito Filho. Maria trouxe-nos a bênção, Jesus, o Bendito. Moisés ensinou aos sacerdotes abençoarem o povo. É bênção com o Nome do Senhor. O sentido de bênção é produzir a salvação. Pedir que Deus abençoe é pedir que Ele venha sobre nós, mostrando seu rosto sereno e nos dando a Paz. O Príncipe da Paz é Jesus. A Mãe de Deus nos dá o Filho que é a Paz. Paulo escreve: “Ele é nossa Paz” (Ef 2,14). A saudação hebraica Shalom (em árabe – Salam), paz, é o maior voto que podemos desejar a alguém, pois tem em si todas a riquezas celestes e terrestres. A paz é ativa e se constrói no dia a dia. A salvação veio de Deus, mas sua realização em nós depende muito de nossa colaboração e nosso empenho para que se concretize nas estruturas do mundo e dos corações. Realizar essa obra é reconhecer Maria como Mãe de Deus e nossa.
Um ano com a Mãe
Iniciamos o ano com Maria, para encerrá-lo com Maria no Natal e na Sagrada Família. Ela está sempre presente em nossa vida, como esteve presente na vida do Filho. Rezamos na oração: “dai-nos contar sempre com sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida”. Maria não é um acaso na vida dos cristãos, é uma necessidade, pois quanto a buscamos encontramos Jesus. Atacar a presença de Maria é um subterfúgio diabólico para atacar Jesus. Por isso, nós os amamos e a Eles nos confiamos
Leituras: Números 6,22-27; Salmo 66;
Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21.
1. Chegados ao fim do ano encontramos o Menino com sua Mãe. Essa bela cena representa o conhecimento que temos de Cristo como Homem Deus. A tradição da Igreja e a devoção do povo não se enganam, pois, desde o início temos os sinais deste ato de fé. Ela participou intimamente a vida de Cristo e de sua missão. Por ela nos veio a bênção que é Jesus.
2. Iniciamos o ano no colo de Maria acolhendo a salvação trazida por seu Filho. Ela nos trouxe a bênção. Moisés ensinou aos sacerdotes abençoarem o povo em nome do Senhor. Bênção tem o sentido de levar à salvação. Deus nos mostre seu rosto e nos dê a Paz. Paz é Jesus. Paz se constrói todos os dias na modificação das estruturas do mundo e dos corações. Realizar essa obra é reconhecê-la como Mãe de Deus e nossa.
3. Iniciamos o ano e o terminamos com Maria. Contamos com sua intercessão. Ela é uma necessidade na vida dos cristãos. Atacar Maria é um subterfúgio para atacar Jesus. Nos os amamos e a eles nos confiamos.
Eu quero minha Mãe!
Iniciamos o ano Novo pedindo as bênçãos de Deus. Que Ele volte para nós o seu rosto e nos dê a paz! (Nm 6,26).
O Deus que nos abençoa está no colo de Maria. O Filho de Deus nasceu de uma mulher. Os pastores encontram o Menino com a Mãe. A bênção de Deus ao mundo, Jesus, nos veio por Maria, a Mãe. Ao amá-la nos achegamos da bênção. É no colinho da Mãe que encontramos a graça. Serão 365 dias de bênçãos. Feliz Ano Novo com a Mãe.
HOMILIA EM JANEIRO DE 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário