sábado, 22 de agosto de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Horóscopo cristão”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
No início do ano civil a Igreja coloca a festa de Maria, Mãe de Deus. A oração da missa diz: “Ela nos trouxe o autor da vida”. Pela virgindade fecunda de Maria, Deus nos deu a Salvação eterna, pois ela nos trouxe o Autor da Vida. O ano novo brota também desta relação bonita da humanidade com a divindade nos braços da Mãe. Esta é a nascente de toda benção: “o Senhor faça brilhar sobre ti sua face e te dê a paz” (1ª leitura). 
Não acredito em e nem leio horóscopo, porque tenho um sistema particular, menos complicado e eficiente. Não me baseio em astros, pois não passam de belas estrelas que um dia estarão apagadas. Formam figuras imaginárias. Tenho um astro vivo e eterno, Jesus, imagem do Pai, rosto de todo homem e mulher. Deus “predestinou-nos a ser a imagem de seu Filho” (Rm 8,29). Neste início de Ano Novo vamos fazer um horóscopo cristão que oriente todo nosso ano de 2002. São três elementos que orientam: O sol, não aquele que ilumina de dia e se esconde de noite. O Sol que veio nos visitar. Não ficou no alto, desceu e nasceu de uma Virgem. Depois do Sol, temos o pastor. Eles foram a Belém para ver o que os anjos lhes anunciaram. Encontraram o Menino na manjedoura. O terceiro elemento é você mesmo, pois, nos horóscopos, somos marionetes e escravos nas garras de astros e de um monte de fantasias. Mas você é filho adotivo. Por isso podemos dizer Abbá, Pai. Somos filhos, e se filhos, somos herdeiros de Deus, com diz a segunda leitura (Gl 4,7). 
O primeiro ponto de nosso horóscopo: você não recebe a mensagem de fora, numa lei cega de rotas de astros com mensagens forjadas. É você, que olhando o Astro do presépio, Jesus, sabe a direção a tomar em sua vida, pois Ele é o “caminho, a verdade e a vida”. Ele dá a palavra orientadora. Palavra que dirá o que somos é a Palavra de Deus. Ela orientará o que devemos fazer para chegar à felicidade, fugir dos acontecimentos maus e nos proteger contra os perigos. O segundo elemento é você que saberá madura e livremente buscar as soluções dando os passos para ir até Belém como os pastores; saberá ouvir como Maria e meditar no coração o que vê e ouve. O pastor é o terceiro elemento: Jesus, astro rei, foi apresentado aos pastores. Sem a dimensão irmão necessitado, não poderemos jamais nos considerar cristãos sérios e santos. A orientação da Palavra de Deus, dada pelo Astro Jesus, vai nos endereçar a atenção, carinho e caridade para com os mais necessitados. O diálogo com os pobres é elemento fundamental na pessoa de Jesus. 
Assim teremos a bênção da paz (Nm 6,22-27). Queremos paz! Queremos um caminho seguro sem guerras, violência e tiranias. Basta fazê-lo. Queremos a bênção de Deus. Sejamos esta bênção aos outros e a teremos nós mesmos em abundância. 
E que Ele lhe mostre o rosto feliz durante os tantos dias do próximo ano. Assim, todos verão em seus olhos, o amor daquele que nos amou primeiro. 
(Leituras: 
Números 6,22-27;Gl4,4-7;Lucas2,16-21) 
Homilia da Solenidade da 
Mãe de Deus (01.01.2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário