segunda-feira, 31 de agosto de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “A começar dos mais fracos”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
O Evangelista a nos guiar no caminho do conhecimento da Palavra de Deus este ano é São Mateus. Estamos no ano A. Por que A.B.C? Para ter uma leitura mais abundante da Palavra de Deus, a reforma litúrgica prescreveu um ciclo de 3 anos. Quer dizer que em 3 anos lemos os 3 evangelistas. João é lido todos os anos em determinadas épocas. Iniciamos pois, o Evangelho de São Mateus com a pregação de Jesus, uma vez que os evangelhos da Infância foram lidos no tempo do Natal.
Jesus inicia seu ministério na Galiléia, tendo inclusive mudado de residência, passando a uma cidade mais populosa e movimentada com comércio e o lago dos pescadores. Jesus começa sua atividade justamente numa região mal afamada. É chamada Galiléia dos pagãos (Mt 4,15 – Is 8,23b) porque era um tipo de gente que sofrera uma mistura de povos. Os judeus mais puros não os consideravam tanto da raça judaica. Jesus mora ali e ali começa seu ministério. Deus sempre atua do lado mais abandonado, mais desprezado. Ele procura os necessitados. Esta será uma mentalidade permanente em Jesus: procurar a ovelha perdida, ir misturar-se com os pecadores, receber publicanos e prostitutas, conversar com mulheres e crianças, misturar-se com a gente que não conhece a lei. Era uma posição social sim, mas nascida do amor de Deus pelos abandonados. Ele ouve sempre o grito do povo que sofre a escravidão, como podemos ver no Êxodo, nos salmos, nos evangelhos etc. Notemos que, o modo de Jesus iniciar, vai ser a maneira de conduzir todo seu ministério. Não seria uma boa indicação para nossa pastoral, que em lugar de privilegiar os bons, procurasse os necessitados? 
É a mesma mentalidade que usa para escolher seus apóstolos. Se olharmos para os apóstolos que chama, poderemos notar que são pessoas humildes e fracas, gente do povo. Ele parte dos pobres para anunciar a riqueza do Reino. Nesta escolha convoca-nos a acreditar nas pessoas e dar chance a todos de poderem exercer o seu dom na comunidade. A formação do apóstolo se dá na convivência com Jesus. Estar com Ele é o modo de aprender a ser missionário do Reino. Estar com Ele para continuar o que Ele era e fazia. 
É notório o ambiente do Mar da Galiléia torna-se uma constante na pregação de Jesus. Por que usa a palavra pescar quando convida os discípulos para o seguirem? O que significa esta missão? Pescar nas águas fundas significa tirar as pessoas do mar obscuro do desconhecimento e do abandono total. Jesus compara a atividade apostólica com uma pescaria. É preciso lutar, remar e se esforçar. Lançar as redes é contar com a sorte. A presença de Jesus é a garantia de boa pesca no lago profundo do mundo. Assim somos convocados também nós a segui-lo, estar com Ele e com Ele exercer a missão. 
(Leituras:Isaias,8,23n-9,3;1
Coríntios1,10-13.17;Mateus4,12-23) 
Homilia do 3º Domingo Comum (26.01.2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário