domingo, 26 de janeiro de 2020

nº 1930 - Homilia do 3º Domingo Comum (26.01.20)

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
“Convertei-vos” 
  Uma luz se levanta 
A Palavra de Deus salienta fortemente o início da pregação de Jesus como o sair das trevas de um mundo abandonado. Jesus é a luz que surge das trevas e inicia sua caminhada monumental de iluminar o mundo com a luz que não se apaga. Depois de passar pelo batismo e pelo deserto tentado pelo demônio, Jesus está fortalecido pelo amor do Pai e pela Palavra do Antigo Testamento. Recebe a notícia da prisão de João. Podemos até pensar que está encerrado o ciclo de João. Agora vem o tempo definitivo. Jesus inicia seu ministério numa terra mal vista. É a Galiléia. Esta região de Israel está na fronteira com o mundo pagão. E muitos pagãos vivem no território. Eram mal vistas pelos judeus fiéis que estavam em Jerusalém. Viviam na escuridão. A esses o profeta Isaías promete um futuro luminoso: “O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9,1). É como sair de uma grande escuridão e ter razões para muitas alegrias. Essa realidade se dá em Jesus que é a luz que ilumina todo homem que vem a esse mundo. O salmo explicita de onde vem essa luz: “O Senhor é minha luz e salvação” (Sl 26). O Senhor é sempre a luz. Por isso Jesus diz de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). A luz é vida. Por isso a conversão encaminha para a luz. Jesus proclama a conversão porque o Reino de Deus está próximo (Mt 4,17). Jesus e seu Espírito constituem essa luz que tira os povos da escuridão. Vir para a luz é acolher o Reino que Jesus anuncia próximo. 
Colaboradores da missão
Assim que começa o anúncio da conversão, Jesus inicia a reunir companheiros para a missão. Um dia Jesus lhes dirá: “O Espírito Santo... dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho porque estais comigo desde o começo” (Jo 15,27). Estando com Ele, vivem juntos para depois comunicarem. O chamamento de Jesus se dá à beira do lago, entre os humildes e fortes pescadores. São chamados para a mesma missão de Jesus: serem pescadores. O lago significa o mundo; e a pesca, a missão de lançar a rede da Palavra. Eles, estando sempre com Ele, aprendem suas atitudes e mentalidade para anunciarem o Evangelho na força de Cristo. É o que vemos em Paulo, na primeira carta aos Coríntios “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar cruz de Cristo de sua força própria” (1Cor 1,17). A missão de Cristo continua integral em seus discípulos. Jesus convida para que sejam “pescadores de homens”. Fez um jogo de palavras para comunicar a missão e que essa missão não se confunde com apego a grupos. Não admite divisões ou preferências. O que se exige é que estejamos concordes: “Eu vos exorto, pelo nome do Senhor Jesus, a que sejais concordes uns com os outros... sejam concordes no pensar e no falar” (Id 10).
Exigências da resposta 
Jesus chama os primeiros discípulos em seu ambiente natural de trabalho. E eles respondem prontamente: “Imediatamente deixaram as redes e O seguiram” (Mt 4,20). Não fizeram perguntas ou explicações. Imediatamente. O Reino de Deus tem pressa e pede que os seus não se fixem em pequenas coisas, mas lancem longe suas redes. Essa missão inclui igualmente as atitudes de Jesus: “Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino e durando todo o tipo de doença e enfermidades do povo” (Mt 4,23). Não bastam palavras, é necessária a permanente atitude de cuidado com o ser humano total. Por isso nossas palavras não convencem. 
Leituras Isaías 8,23b-9,3;Salmo26; 
1Coríntios 1,10-13.17; Mateus 4,12-23 
1. Jesus é a luz que surge das trevas e inicia sua caminhada de iluminar o mundo. 
2. Eles aprendem suas atitudes e mentalidade para anunciarem o Evangelho na força de Cristo. 
3. O Reino de Deus tem pressa e pede que os seus não se fixem em pequenas coisas, mas lancem longe suas redes. 
Interruptor 
Nada como encontrar o interruptor numa sala escura. Podemos identificar todas as coisas. Tudo toma vida. Assim também aconteceu com o mundo que, ao receber Jesus, se ilumina e tira as trevas que cobrem o universo. Tudo toma vida e fica claro. Não podemos ter uma vida que seja simplesmente calendário que passa, mas vida que penetra iluminando tudo o que nos cerca. Com a luz de Cristo podemos continuar sua missão com sua força e sua mentalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário