terça-feira, 28 de janeiro de 2020

EVANGELHO DO DIA 28 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 3,31-35.
Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta dele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura». Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é minha Mãe e meus irmãos?». E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Evágrio do Ponto(345-399)
monge do deserto do Egito 
Capítulos sobre a oração,nos.31-34e89, 
erradamente atribuídos a Nilo, o Asceta 
Que a tua vontade se faça em mim! 
Não rezes a pedir que se faça a tua vontade, porque ela não corresponde necessariamente à vontade de Deus. Reza antes para que a tua vontade se faça em ti (cf Mt 6,10), pedindo-Lhe em todas as coisas que se cumpra o seu querer, porque Ele deseja o bem e a utilidade da tua alma, ao passo que tu, não é necessariamente isso que procuras. Nas minhas orações, pedi muitas vezes que se fizesse o que julgava ser bom para mim, e insistia nesse pedido, violentando tolamente a vontade de Deus, não Lhe pedindo que ordenasse o que Ele sabia ser útil para mim; e contudo, recebida a coisa, era grande a minha desilusão por não ter pedido antes que se fizesse a vontade de Deus, por ter preferido solicitar o cumprimento do meu querer, porque percebia que o que recebera não era como o tinha imaginado. Nada há que seja bom senão Deus. Abandonemos, pois, nele tudo o que nos diz respeito e ficaremos bem. Pois Aquele que é bom também é provedor de dons excelentes. Não te aflijas por não receberes imediatamente de Deus aquilo que Lhe pedes; é que Ele deseja dar-te bens ainda maiores, pela tua perseverança na oração. Com efeito, nada há mais elevado que conversar com Deus e permanecer mergulhado na sua intimidade. [...] Não queiras que o que te diz respeito se resolva de acordo com as tuas ideias, mas que o seja de acordo com a vontade de Deus; então farás uma oração cheia de reconhecimento e vazia de perturbações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário