sexta-feira, 13 de setembro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “A fé que celebra”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
1930. Uma certeza na fé 
A liturgia é mais um elemento importante para a garantia da fé. Já vimos a Escritura, a Tradição, os Santos Padres e os Doutores. A celebração condensa, por sua parte, todos esses critérios de fé, pois tem a Palavra de Deus, mantém viva a Tradição e aprende com os mestres da fé. Como povo reunido, celebrando, a liturgia é critério de fé. Já temos o ensinamento antigo que diz: O que se reza é ensinamento de fé (Lex orandi, Lex credendi). Se a comunidade reza desde tempos imemoriais determinadas verdades, é por que são verdadeiras. Em seu ensinamento oficial, os Papas sempre conferem se o que se ensina é o que o povo de Deus sempre rezou. Não se trata de sacramentar tudo o que se diz. Busca-se a permanência na verdade. É por isso que, quando se preparam textos oficiais para a oração de toda a Igreja, é necessária a aprovação para não ensinar erros. Os ritos, as cerimônias e as leis da liturgia devem estar a serviço do esplendor da verdade. A obediência da fé inclui a obediência ao que é proposto. Por outro lado, os ministros ordenados e outros devem propor a verdade com segurança e clareza. O altar não é palanque. A preparação exige fé e fidelidade. O povo clama por pregações mais preparadas que o formem na verdade. Ali se dá a primeira catequese e a continuada formação do povo. Os fiéis, de modo particular as crianças, devem ser introduzidos lentamente no conhecimento da Verdade, de acordo com sua condição e idade. 
1931. Rezar crendo 
Celebrar é ter fé. A vida que conduz à Vida. Por isso a liturgia, em todos os sacramentos, é um momento de encontro com Deus. Não se trata em primeiro lugar, de realizar um rito, mas acolher um mistério ou cumprir uma obrigação. A fé não é em primeiro lugar um rito com cerimônias e palavras, mas um encontro com Deus. Ela nos põe em contato com a Verdade de Deus e as verdades que nos levam a Deus. Por isso ela é um critério de fé. A liturgia não é só uma ação humana religiosa, mas uma ação conjunta do povo com Deus. Não vamos à comunidade para fazer orações, mas para o encontro com Deus em Cristo no exercício de seu múnus – função – sacerdotal. Ele é o Sacerdote. Todo povo é sacerdotal Nele. Rezamos o que cremos. As celebrações da comunidade garantem o conhecimento e a manutenção do que é de fé. Por isso, como veremos, a fé do povo é um critério da verdadeira fé. Quando tenho fé, celebro. Em cada oração estamos manifestando a fé e transmitindo a mesma fé que se torna anúncio. Nossa fé é fortalecida na celebração e a verdade se torna sempre mais viva e eficaz em nossa vida. 
1932. Crer para rezar melhor
Na celebração recebemos vida que nos faz viver mais a fé para celebrar melhor e assim viver melhor. É um círculo que se desenvolve sempre mais. Nossas celebrações estão repletas de ensinamentos sobre a fé. Jesus, sempre presente, continua a nos ensinar através dos textos, das cerimônias e da comunhão de bens espirituais entre os fiéis. É um corpo que celebra. Cristo – Sumo Sacerdote – se oferece ao Pai e nos oferece Consigo. À medida que acolhemos a celebração na fé, podemos rezar melhor. Rezar significa entrar no diálogo de Cristo com o Pai. Crendo, podemos rezar. Rezando podemos crer melhor. A comunidade que reza proclama a verdade e a vive. Lembremo-nos que liturgia não é só a missa, mas também todos os sacramentos, sacramentais, bênçãos e ofício Divino (liturgia das horas). É triste ver as pessoas irem às celebrações só para cumprir uma obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário