sábado, 14 de setembro de 2019

14 DE SETEMBRO - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Nos primeiros séculos do cristianismo era proibido realizar qualquer culto público, fazer esculturas, cruzes ou representações dos mistérios cristãos. Daí se explica por que a cruz de Jesus permaneceu tanto tempo escondida ou desaparecida. Após a promulgação do decreto sobre a liberdade de culto no ano 313, uma das primeiras preocupações foi localizar a cruz em que Jesus morreu. Quem se empenhou nessa busca, foi a imperatriz Helena, mãe de Constantino Magno. Encontrou-a de maneira milagrosa. Deixando de lado os fatos, aparentemente lendários, fixemo-nos mais nos relatos bíblicos e nas lições da paixão e morte de Jesus na cruz, antes objeto de humilhação e castigo, agora símbolo da ressurreição e da vitória. 
- Que ela continue exposta publicamente na escolas e nos hospitais, nos recintos oficiais e nos lares, dando-nos lições de humildade e de paciência nos sofrimentos, mas também de vitória e glorificação. Quando vires uma cruz solitária no teu caminho, desprezada, sem valor e sem o crucificado, esta é a tua cruz, a cruz de cada dia, escondida, sem brilho, esperando o crucificado que está faltando. Este crucificado serás tu mesmo.
– Oração: Rezemos com o apóstolo São Paulo: "Quanto a mim, Deus me livre de gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo (Gl 6,14).
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário