terça-feira, 30 de outubro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “O Bom Pastor dá a Vida”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
Conheço minhas ovelhas
Na casa de Cornélio, Pedro disse que Jesus “passou entre nós fazendo o bem e curando todos os que estavam em poder do diabo, porque Deus estava com Ele” (At 10,38). Ao definir sua missão, Jesus se dá o nome de bom Pastor. Não bom por ser bom, mas porque dá a vida pelas ovelhas. João, em seu Evangelho, explica essa missão: Dar a vida, defender do lobo que ataca e dispersa. Seu relacionamento com as ovelhas é de conhecimento na mesma intensidade do conhecimento que tem do Pai, pois é conhecimento de acolhimento e de entrega. O amor que tem para com o Pai é o mesmo que tem para com suas ovelhas. Sua missão nasce do amor que o Pai nos tem e pelo qual nos chama de filhos. Vivendo no amor do Pai dá a vida pelo rebanho e personaliza essa doação por cada ovelha. O amor doado em sua entrega é a energia que O move a realizar sua obra. Este amor não é fruto de sentimento nem de uma doutrina, mas é a própria comunhão de amor entre o Pai e o Filho. Temos o conhecimento pela fé que se concretiza pelo amor. A força de união do rebanho está nesse amor. Por isso Jesus convida a segui-Lo tomando a cruz (Mt 10,38). Não chama a estar com Ele só no sofrimento, mas também na glória. Diz ainda: Onde eu estiver ali estará também o meu discípulo (Jo 18,24). “Dou minha vida para recebê-la novamente” (Jo 10,18). A entrega é a razão pela qual o Pai O ressuscita. Podemos ter certeza que só seremos bons pastores do povo de Deus, se tivermos uma vida entregue pelo amor. Não há redenção sem cruz. Esse conhecimento se estende a outras ovelhas que querem também ser amadas por Deus através de nós. É o amor universal como teve Jesus. Sua missão foi sua entrega a toda humanidade. A terna imagem do Bom Pastor não tira a dureza do sofrimento do cordeiro mudo levado ao matadouro.
Conhecer pelo amor
            Temos dois tipos de conhecimento de Deus: conhecimento pela inteligência da fé e o conhecimento pelo amor. Não se separam, mas os vemos separadamente. A fé é a adesão à pessoa de Jesus. O conhecimento pelo amor é o que estabelece a experiência do Senhor: “Provai e vede como o Senhor é bom” (Sl 34,8).  Jesus afirma: “Conheço minhas ovelhas e elas Me conhecem, assim como o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai” (Jo 10,14). É a força criadora do verbo conhecer na Sagrada Escritura. Refere-se também à união para a geração de uma nova vida. Por isso Jesus é o bom pastor porque dá a vida por suas ovelhas (15). Toda obra da redenção se faz na dinâmica do amor que conhece. Lembremos da aparição de Deus a Moisés quando pastor das ovelhas de Jetro: “Eu vi o sofrimento de meu povo no Egito e ouvi seus clamores por causa de seus opressores. Sim, Eu conheço seus sofrimentos” (Ex 3,7). A redenção se apoia no amor de Deus que conhece o que há no coração do homem. Jesus conhece o sofrimento e leva o amor ao extremo (Jo 13,1).
Pedra angular
            Pedro em suas palavras aos chefes explica que o paralítico foi curado pelo nome de Jesus. Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação. Só por ele podemos ser salvos (At 4,10-11). Tudo é obra de sua misericórdia (Sl 117). Vivendo o tempo pascal rezamos na liturgia de hoje pedindo que sejamos conduzidos à comunhão das alegrias celestes (oração), e as ovelhas, redimidas pelo Sangue de Cristo, vivam nos prados eternos. Cada liturgia é um encontro com o Pastor que nos estimula a segui-lo até a cruz para chegar a sua Ressurreição.
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário