sábado, 27 de outubro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Nossa dimensão de ressuscitados”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA-REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
1562. Passamos da morte para a vida
Temos facilidade para refletir sobre a Paixão do Senhor. Mas temos dificuldades que proclamar a Ressurreição. Ela não faz parte de nossa cultura espiritual. Dizer que Jesus ressuscitou é fácil. Torna-se difícil explicar que ressuscitamos com Ele. S. Paulo desenvolve essa temática com muita beleza. Os santos escritores nos tempos antigos da Igreja ensinavam com muita facilidade seus fiéis. Nossas comunidades têm pouco entusiasmo para celebrar a Vigília Pascal no Sábado Santo. Já dizem logo: “Aquelas cerimônias que não acabam”. Há celebrantes que são os primeiros a cortar textos, diminuir cerimônias, quando não as fazem sem vida. A Ressurreição faz parte de nossa vida, não só religiosa cristã, mas envolve o ser humano por completo. Por que? Cristo assumiu nossa natureza. Ele não teve pecado, mas assumindo nossos pecados deu, com sua Morte e Ressurreição, o perdão total de todos os pecados. Podemos agora entrar em comunhão com Deus. Se ainda fizermos pecados, podemos ser perdoados. Estamos ainda na condição humana. Pelo Batismo fazemos nosso ato pessoal de acolher esse perdão e de receber a Vida de Deus. No sacramento nos unimos a sua Morte e Ressurreição. Não se trata de sentimentos. É ação da graça. Atualmente não o vemos, mas Deus o realiza. Podemos ver pelos efeitos: Quando deixamos de lado todo egoísmo e vencemos aquilo que nos distancia do evangelho de Jesus, estamos passando da morte para a vida. Sair de si é já a morte. Viver para o amor é ressuscitar. Simples. Como vou fazer? Ouvir a Palavra que orienta, viver em comunidade, servir ao bem de todos, deixar as atitudes egoísticas, estabelecer comunhão com Deus através da oração e da freqüência aos sacramentos. A fé nos confirma nossa condição de ressuscitados. É a opção que fizemos.
1563. Transformados para viver
            Paulo escreve: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos para alcançar as coisas do alto... aspirai às coisas celestes e não as coisas terrestres, pois vós morrestes, e vossa vida está escondida com Cristo em Deus,” (Cl 1.3). Fomos transformados pela ressurreição de Jesus. Não é visível, pois vivemos o mundo espiritual. Mas o resultado aparece na transformação de nossas atitudes. A árvore boa dá bons frutos. Os frutos virão ao colocarmos em prática a Palavra de Deus, pois ama Deus quem observa seus mandamentos (1Jo 5,3). Os batizados são comparados a criancinha recém nascidas. É uma vida nova que se alimenta nos sacramentos e produz os frutos das virtudes. As virtudes são como frutos nascidos da boa planta que é Cristo em nós. Quem está unido a Cristo reza, pratica o bem, o serviço do próximo, converte-se, é coerente e entusiasmado pelas coisas de Deus etc... A árvore boa dá bons frutos (Mt 7,17).
1564.Um mundo novo
            A Ressurreição de Jesus não é um fato interno de uma religião, nem intimista. É a renovação do universo. A vida, morte e ressurreição de Jesus não é um acaso da história e muito menos uma lenda de um grupo religioso. É a ação de Deus sobre a humanidade para elevá-la ao melhor de si mesma que é a libertação de todos os males e a implantação de um novo modo de vida. Vemos tantos males pela história. Tantos homens e mulheres fizeram propostas de renovação do mundo. Por que não aceitar a proposta de Jesus? Sua vida doada ensina que o amor está acima de tudo. A cultura do amor ainda é a melhor resposta do mundo do desamor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário