sexta-feira, 22 de junho de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Um dom total”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA-50 ANOS CONSAGRADO
Santificai vossa Igreja
O Espírito Santo é muito desconhecido na Igreja Ocidental e bastante reconhecido na Igreja Oriental. Perdemos a reflexão dos antigos santos escritores. Temos que conhecê-lo melhor. É certo que a Renovação Carismática trouxe uma contribuição. É necessário conhecer melhor e purificar nossa fé na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (Oferendas).  Não terceira por vir em terceiro lugar, mas por sua revelação. Jesus no-Lo fez conhecer e no-Lo deu em sua Glorificação. Na oração de hoje, Pentecostes, suplica para que o mistério da Santificação seja dado a toda a Igreja em todos os povos e nações (Oração). A vinda do Espírito Santo está em íntima união com o Mistério Redentor de Cristo, pois Ele O conduz em sua missão a partir de seu Batismo como lemos: movido pelo Espírito foi ao deserto ( ? ); ao morrer entregou o espírito (sopro de vida); na noite do domingo da Páscoa dá-lhes o Espírito soprando sobre eles. A celebração marca essa inauguração do tempo novo onde se cria o novo povo de Deus, como foi no Sinai para o Povo da Aliança. Não mais com um povo, mas com todos os povos, pois ali estavam representadas todas as nações do mundo. A diversidade de línguas significa que o Evangelho pode ser entendido por todos, pois é o Espírito quem dá a compreensão como dizem os povos: “todos nós escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua” (At 2,11). A festa de hoje santifica toda a Igreja revitalizando nosso relacionamento com Deus pelo Espírito que habita em nós.
Para ser dom
Pedimos nesta festa que o Pai “derrame por toda a extensão do mundo os dons do Espírito”(oração), pois desde o nascimento da Igreja, é Ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus, e une em uma só fé a diversidade das raças e línguas” (prefácio). Esse dom do Espírito Santo se manifesta em dons. Ele é o Dom que reparte os dons, não para um orgulho pessoal, para serem empregados na vida de todos. O dom é uma riqueza para si, mas cresce à medida que usamos para o crescimento do corpo de Cristo. A missão do Espírito é levar a Redenção de Jesus aos corações de cada um e ao coração do mundo. A Igreja se faz ministra desse dom; “Soprando sobre os apóstolos disse: ‘Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados’” (Jo 20,22-23) . Esse perdão e a Redenção  da humanidade e não só um perdão dado em voz  baixa numa atitude intimista e desligada do mundo. Recebemos o dom da Redenção e somos co-responsáveis de levar adiante esse ministério da reconciliação universal. Nós o exercemos, como nos diz Paulo, com o dom pessoal de cada um. Cada um, aplicando seu dom, como os membros do corpo, faz vivo o Corpo de Cristo em missão.
Constante renovação
Pedimos: “Realizai no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho” (Oração).A divisão das pessoas na dispersão de Babel é restaurada pela vinda do Espírito que nos une como Corpo de Cristo. Sabemos que o Espírito dá vida à Igreja e vitaliza todos os membros. A própria vitalidade do Espírito na Igreja cura os membros doentes. A estagnação e mesmo os bloqueios que fazemos ao Espírito tem conduzido a Igreja a muitos erros na pastoral e na estrutura. O modo de ser Igreja se adapta aos tempos, mas não se fixa. Mesmo pessoalmente temos que nos renovar sempre. Por isso rezamos: Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos fiéis… e renovareis a face da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário