terça-feira, 22 de maio de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Deus nos libertou”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA-REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO

Profundas escravidões
            A Quaresma é um tempo favorável para conhecer o Mistério da Redenção. Há pessoas que se dão de cientistas e intelectuais que colocam Jesus no microscópio de suas observações limitadas, tratam-No como um objeto a mais da história. O objeto da fé não está disponível aos esquemas humanos. As pessoas que vivem essa fé, sim, enquanto essa ela tem ressonâncias humanas. Para quem tem fé, a Encarnação de Jesus, Sua vida, morte e ressurreição revelam-nos o Deus que entrou na realidade humana para a libertação. Ao lermos a Escritura, de modo particular no início do livro do Gênesis, entendemos que a realidade humana sofreu o que poderíamos chamar de uma invasão do Mal que passou a toda humanidade. Alguém comentou: “A Bíblia não ensina como o mal entrou no mundo, mas como ele pode sair”. Os textos bíblicos constatam a realidade e explicitam-na com uma bela narrativa. O Paraíso Terrestre e o pecado dos primeiros pais não são fatos do passado. Eles acontecem cada dia. Há sempre uma proposta de Deus e uma possibilidade de escolha do Adão e da Eva de hoje. A partir do pecado surgiram males que atingiram o coração e também as estruturas. Vejamos a história do mundo escrita com sangue e lágrima do povo e não com a glória dos tiranos. As leituras bíblicas da Quaresma refletem o sofrimento dos hebreus no Egito e sua libertação. Esta escravidão do povo reflete as escravidões e massacres que sempre aconteceram na sociedade. Basta lembrar as guerras e escravidões. O próprio Jesus em sua morte foi vítima da prepotência. Todos os males são fruto do pecado. Pecado não é algo que se faz escondido. É a instituição de estruturas de anulação da pessoa humana tirando-lhe os direitos de vida digna e plena.
Projeto de Jesus
            A celebração da Páscoa é a festa da certeza da mudança. Como o povo foi libertado do Egito de um modo maravilhoso, assim também estão acontecendo libertações de males que afligem a humanidade. O projeto de Jesus é a solução para todos os males. Infelizmente não se vê interesse em implantar o projeto de Jesus porque exige mudanças, isto é, promover a mudança do próprio coração. Quantos projetos já foram implantados no mundo! Não foram adiante porque não levaram em conta a pessoa humana e deixaram de lado os verdadeiros necessitados de vida. Temos certeza que o projeto de Jesus promove a pessoa humana e restaura as estruturas onde existe o domínio do Mal. A dificuldade que tantos têm para com Jesus está na exigência de mudança. Jesus mudou para ser o Redentor, pois assumiu a condição humana fez-Se escravo para servir e arcou com as consequências até à morte de cruz. Trazendo a salvação assume o cuidado com todos, como o Pai que não exclui ninguém, pois faz chover sobre justos e injustos (Mt 5,46).
Atitudes coerentes
                Para quem aceita Jesus e seu Evangelho como projeto de Vida, exige-se coerência. É triste ver a fé instrumentalizada provocando novas formas de escravidão e sofrimento para o povo como a discriminação, interesses, ideologias, deixando de lado o fundamental. Vive-se de aparências. A leitura pura do Evangelho se faz a partir de Jesus como Caminho, Verdade e Vida. É o que vemos o Papa Francisco ensinar. Não fala de novidade. Aplica o Evangelho à situação concreta. Ele insiste sobre a vivência do Evangelho como Jesus fazia. Se houver maior compreensão do Evangelho pelas autoridades da Igreja e pelos fiéis, podemos esperar mudanças. O testemunho coerente da Verdade é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário