quarta-feira, 23 de maio de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Dá-me de beber!”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA-REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO

Um Deus que tem sede 
            A celebração da Quaresma é batismal. A Páscoa é o momento da celebração dos batismos porque participamos do mistério Pascal de Cristo em sua Morte e Ressurreição. Temos três esquemas que acompanham os três ciclos (anos A.B e C). Na estrutura do ano A os textos acompanham as etapas da catequese batismal que é dada aos catecúmenos, os adultos que serão batizados, e a nós para renovarmos nosso Batismo. É o momento de voltar às fontes batismais e reforçar o compromisso cristão para que a Páscoa da Ressurreição se realize em nós. O Evangelho nos traz uma cena magnífica da missão de Jesus: O encontro com a samaritana. Ela representa o povo de Deus que tem sede da verdade plena, e Jesus, a fonte da Água Viva, a Vida de Deus para todos. Ele vai clamar: “Quem tem sede venha a mim e beba! De seu seio brotarão rios de água viva” que é o Espírito Santo (Jo 7,38). Jesus, pedindo água a uma samaritana, estrangeira e de vida atribulada, demonstra sua sede de levar a todos a Água Viva, como diz à mulher: “Se tu conhecesses do dom de Deus e quem te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma Lhe pedirias e Ele te daria a água viva” (Jo 6,10). A missão de Jesus mata fome, sacia a sede, cura os doentes, ressuscita os mortos e se debruça sobre os sofredores. Ele realiza em si mesmo o que propõe como caminho para todos. Naquele poço cavado por Jacó foi saciado o Antigo Testamento. No deserto Moisés bateu no rochedo com a vara com que fizera os milagres no Egito. Agora é Jesus a nova fonte de Água Viva que sacia para a vida eterna. Ele é a rocha. Pela fé estamos justificados por Cristo.
Lavar-se nas águas. 
            O salmo 94 clama, lembrando que o povo debatera com Deus pela falta da água: “Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis o coração como o povo em Meriba” (Sl 84 8). 
Ouvir a voz do Senhor é abrir-se ao amor de Deus manifestado em Cristo: “A prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nos, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8). Na morte de Cristo, de Seu lado atravessado pela lança, saiu sangue e água (Jo 19,34). Esta fonte jorra para a purificação do Batismo e de nossas falhas. Jesus continua sentado à beira do poço pedindo água para dar a Água Viva. A Páscoa celebra a vida que Jesus nos deu e nos oferece continuamente nos sacramentos pascais. O Batismo é o sacramento fonte de todos os outros sacramentos. Ele é a porta pela qual entramos e a fonte da qual retiramos continuamente as águas vivas para nosso ser cristão. 
Manifestar na vida a graça recebida  
A samaritana, depois de conhecer Jesus, O anuncia. Ela agora é figura da Igreja missionária. Seu anúncio levou seus conterrâneos a crer em Jesus. A descoberta de Jesus como fonte de Água Viva leva-nos a duas atitudes: Não fechar o coração como fizeram os judeus no deserto e também comunicar a outros a Vida Nova que veio pela água e pelo Espírito Santo. Podemos afirmar que quem não anuncia Jesus não compreendeu o Batismo que o lavou e o Espírito que deu nova vida. Na Campanha da Fraternidade deste ano, refletimos sobre a necessidade do respeito à pessoa humana. A vida de todo ser humano é um convite a reconhecer a grandeza de Deus que tão maravilhosamente faz cada pessoa. Esta vida merece respeito porque nela habita seu Criador. “Quem humilha um pequenino, ofende seu Criador” (Pr 14,31). Quanto mais se o explora e destrói. O respeito ao ser humano é fruto do Batismo. Em cada celebração está aberta para nós a fonte das Águas Vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário