Ilustração de Áfia e sua família jovens |
Áfia foi uma personagem bíblica mencionada na carta de Paulo a Filemom, no Novo Testamento. Ela é lembrada por ter sido esposa de Filemon e mãe de Arquipo. Apesar ser mencionada apenas um vez em toda Bíblia, sua história é lembrada e admirada por muitos cristãos no discorrer dos séculos. Muito devido aos relatos extra bíblicos, sustentados pela tradição católica. Neste artigo apresentamos a história desta personagem e sua família.
Nascimento e família de Áfia
Devido a ter apenas uma única menção a Áfia em toda Bíblia, pouco se sabe sobre esta personagem.Acredita-se que ela nasceu na Frígia na década de 30 d.C., poucos anos após Filemom. É possível que ela seja de origem grega, assim como seu esposo, dessa forma seu idioma era o grego koine.
Filemom, esposo de Áfia
Filemom foi um homem influente e rico que viveu na cidade de Colossos. Ele foi um dos cooperadores da igreja e conduzia reuniões desta igreja em sua casa.Filemom foi esposo de Áfia e pai de Arquipo. Ele é mais lembrado por ter sido o mestre de Onésimo, um escravo que conheceu o apóstolo Paulo na prisão, onde se converteu ao cristianismo.
Arquipo, filho de Áfia
Arquipo é citado na Bíblia como um homem fiel ao Senhor, que trabalhava ao lado de Paulo pela causa do evangelho (Fm 1:2).Supõem-se que ele foi pastor da igreja de Colossos, sendo auxiliado por seu pai Filemom e por sua mãe.Segundo a tradição católica, Arquipo foi o primeiro bispo da igreja de Laodiceia, ondeO texto biblico sugere que Arquipo fez parte da família de Filemom, sendo provavelmente seu filho.
Vida de Áfia
Pouco se sabe acerca da história de vida de Áfia. Sabe-se, com base do texto bíblico, que ela colaborou com as atividades da igreja de Colossos e esteve ao lado de meu marido e filho durante seus ministérios. Podemos dizer que ela foi uma mulher que ajudou na propagação do Reino na região da Frígia, na Ásia Menor. A respeito de sua conversão, nada se sabe. Acredita-se que tenha sido convertido juntamente de seu esposo Filemom, como resultado da pregação dos apóstolos aos gentios.
Morte de Áfia
Nenhum comentário:
Postar um comentário