sábado, 23 de novembro de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Caminhando para uma cidade”
EVANGELHO DO DIA 23 DE NOVEMBRO
Beata Teresa de Jesus, Menina Mercedária-23 de novembro
Beata Maria Cecília Cendoya y Araquistain, virgem e mártir – 23 de novembro
Martirológio Romano: Em Madrid, capital de Espanha, Beata Maria Cecília (Maria Felicidade) Cendoya y Araquistain, virgem, da Ordem da Visitação de Santa Maria, e mártir, que, na grande perseguição, ao ver que suas irmãs haviam sido presas, se entregou espontaneamente na mesma noite aos milicianos, e ao lado delas confirmou o testemunho de sua fé com o supremo sacrifício da vida († 1936). A pequena Maria Felicidade fez sua entrada na vida no lar católico de Antônio Cendoya e Isabel Araquistain no dia 10 de janeiro de 1910, em Azpeitia (Guipúzcoa), Navarra. Cresceu feliz ao lado de suas irmãs. Seus pais imprimiram no coração de suas filhas o santo temor de Deus e uma sólida piedade. Embora tivesse um temperamento muito vivo, seu amor a Maria Santíssima fez com que pudesse superar seu temperamento para ser religiosa, como desejava. Sua mãe dizia que ela possuía algo diferente das demais, mas quando ela manifestou o desejo de ser religiosa, ela lhe disse: “Você monja, com esse gênio?... Você tem que corrigir esse gênio se quiser ser monja”. E sua mãe dizia que ela mudou desde aquele momento. Decidida e alegre, aos 20 anos ingressou no Primeiro Mosteiro da Visitação de Madrid, em 9 de outubro de 1930. Em sua tomada de hábito recebeu o nome de Maria Cecília. Seu temperamento vivo contrastava com seu caráter amável, simples, humilde, abnegado e muito serviçal. “Era o Anjo das pequenas práticas”, costumava dizer as Irmãs.
Beata Enrichetta Alfieri, 23 de novembro
Santa Mustiola, mártir, e o Anel da Ssma. Virgem
Santa Lucrécia de Mérida, Mártir - 23 de novembro
Santa Felicidade e seus sete filhos também mártires (23/11)
Santa Felicidade de Roma (101-165) [Foto de Wolfgang Sauber – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, Wikipedia] |
Santa Cecilia Yu So-sa, Viúva e mártir - 23 de novembro
Serva de Deus Henriqueta Aymer de la Chevalerie, Cofundadora – 23 de novembro
Beata Margarida de Saboia, Marquesa, Viúva, Dominicana – 23 de novembro
A Beata Margarida de Saboia (não confundir com a homônima Rainha da Itália, que viveu uns cinco séculos depois) era aparentada com as principais famílias reais da Europa. Seu pai era o Conde Amadeu de Saboia-Acaja, e sua mãe era uma das irmãs de Clemente VII, que durante o Grande Cisma se declarou papa em Avinhão. Margarida mereceu o apelido de Grande, que adquiriu por ter sido realmente um exemplo de grandeza evangélica nos diferentes estados em que Deus a colocou: filha, esposa, soberana e religiosa. Nasceu em Pinerolo, Turim, entre os anos de 1382 e 1390. Desde a infância foi a imagem da candura e de uma sabedoria precoce, o que a fazia aborrecer tudo que o mundo ama. Tendo ficado órfã bem cedo, junto com a irmãzinha Matilde foi entregue à tutela do tio Luís, que por falta de herdeiros homens, sucedeu o falecido príncipe Amadeu. O primeiro passo de Luís de Saboia foi pôr um fim às longas discórdias entre Piemonte e Monferrato, e ambas as partes viu em Margarida um penhor seguro de paz duradoura. Há décadas o Piemonte era agitado por guerras que visavam dominar esta região da Itália. Os Saboia, o Marquês de Saluzzo, os marqueses de Monferrato e os viscondes de Milão disputavam-na ferrenhamente.
Clemente de Roma Papa e Mártir século I
Columbano de Luxeuil Monge, Fundador de Mosteiros, Santo † 615
Miguel Agostinho Pró Juarez Jesuíta, Mártir, Beato 1891-1927
ORAÇÕES - 23 DE NOVEMBRO
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Profetas para um mundo novo”
EVANGELHO DO DIA 22 DE NOVEMBRO
AFIA
Ilustração de Áfia e sua família jovens |
Áfia foi uma personagem bíblica mencionada na carta de Paulo a Filemom, no Novo Testamento. Ela é lembrada por ter sido esposa de Filemon e mãe de Arquipo. Apesar ser mencionada apenas um vez em toda Bíblia, sua história é lembrada e admirada por muitos cristãos no discorrer dos séculos. Muito devido aos relatos extra bíblicos, sustentados pela tradição católica. Neste artigo apresentamos a história desta personagem e sua família.
Nascimento e família de Áfia
Devido a ter apenas uma única menção a Áfia em toda Bíblia, pouco se sabe sobre esta personagem.Acredita-se que ela nasceu na Frígia na década de 30 d.C., poucos anos após Filemom. É possível que ela seja de origem grega, assim como seu esposo, dessa forma seu idioma era o grego koine.
São Prammazio (Pragmazio) de Autun Bispo - Festa: 22 de novembro
22 de novembro - Beatos Salvador Lilli e sete companheiros
Beata Joana de Montefalco, monja agostiniana - 22 novembro
Cecília de Roma Virgem e Mártir (+ 230)
Tomás Reggio Arcebispo, Bem-aventurado 1818-1901
Beatos Elias (Julião) Torrijo Sanchez e Bertran (Francisco) Lahoz Moliner,
Santíssimo Rei do Universo
ORAÇÕES - 22 DE NOVEMBRO
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Renovar pela fé”
EVANGELHO DO DIA 21 DE NOVEMBRO
Beata Maria de Jesus do Bom Pastor-21 de novembro
Beata Francisca Siedliska, Fundadora - 21 de novembro
Beata Clélia Merloni, fundadora – 21 de novembro
Clélia Merloni, fundadora das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nasceu em Forli, Itália, em 10 de março de 1861, foi batizada na Catedral de Forli no mesmo dia. Sua mãe, Maria Teresa Brandinelli, morreu quando Clélia tinha três anos de idade. Seu pai, Joaquim Merloni, um rico industrial, se casou com Maria Joana Boeri, que, com sua avó, ensinou-lhe muito sobre a fé e ajudou Clélia a desenvolver uma personalidade forte e confiante. Em 1876, Clélia começou seus estudos no internato das Filhas de Nossa Senhora da Purificação, em Savona, mas saiu após um ano, por ter adoecido. Ela foi educada em casa, aprendeu línguas estrangeiras e piano. Seu pai planejava uma vida de luxo e casamento para ela, mas seu único desejo era a vida religiosa. Em 1883, ela entrou na Congregação das Filhas de Nossa Senhora das Neves (Savona) como Ir. Albina, mas voltou novamente para casa depois de apenas quatro anos, devido à problemas de saúde. O desígnio que Deus tem sobre ela é outro e, devido às imprevistas doenças, deve renunciar à vida religiosa. Transfere-se para Genova – Nervi onde abre e fecha um orfanato para meninas pobres.