domingo, 1 de outubro de 2023

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 1 DE OUTUBRO

Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1 – 26º Domingo comum – S. Teresinha do Menino Jesus
Evangelho (Mt 21,28-32) Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: – Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: – Não quero.”
Como nós, Jesus mais de uma vez deve ter visto uma cena assim. E nós, com certeza, mais de uma vez agimos como esse filho bonzinho, que não discute, parece aceitar mansamente as ordens, mas acaba não obedecendo. De qualquer modo, é claro o ensinamento da parábola, e não podemos fugir do desafio que nos lança. Não basta ouvir as propostas de Deus, talvez até piedosamente e com entusiasmo, sem nos comprometer de fato com uma vida nova que se manifesta nas atitudes práticas. Tenho de ver como tem sido minha resposta às propostas de Deus, se tenho posto em prática a vida que Jesus me ensina, se de fato coloco-me totalmente nas mãos do Pai, acreditando que ele quer apenas meu bem, e aceitando que dirija toda minha vida.
Oração
Senhor Jesus, reconheço-me nesse filho que acaba por não obedecer ao pai, por falta de vontade e mais por falta de coragem. A verdade é que tenho medo de me deixar levar por vós, para longe de minhas comodidades, pondo em perigo minha tranquilidade. Perdoai-me, Senhor. Fazei que, mesmo parecendo rebelde, acabe por vencer minhas resistências e me entregue a vós. O que peço para mim, Senhor, peço também para todos os vossos discípulos. Iluminai-os, dai-lhes coragem e muito amor. Como sempre, não são leves estes nossos tempos. Nem sempre é fácil ver o que quereis de nós, que caminhos são esses por onde nos levais. Há muitas vozes gritando ou sussurrando convites sedutores, convidando-nos a confiar só em nossa própria sabedoria. Ajudai-nos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário