Martirológio Romano: Perto de Tongeren, em Brabante, na atual Bélgica, São Evergislo, bispo de Colônia e mártir, que, tendo partido para Poitiers, morreu morto na estrada por bandidos enquanto cumpria seus deveres pastorais.
Bispo de Colônia desde finais do século VI, Ebregisilo foi discípulo de São Severino, que o fez seu arquidiácono e a quem teve que suceder nesse cargo. A primeira menção ao bispo Ebregisilo de Colônia ocorre na Historia Francorum de Gregório de Tours, que também menciona outro Ebregisilo que em 590 foi enviado, junto com outros bispos e prelados, pelo rei Childeberto II, a Poitiers para restabelecer a ordem eclesiástica e disciplina no mosteiro local de Santa Croce, fundado não muito antes por São Radegund. As duas citações de São Gregório relativas a Ebregisilo só podem, na realidade, referir-se à mesma pessoa, indicada de forma diferente; por outro lado, a cronotaxia dos bispos de Colônia, elaborada entre 870 e 889, não menciona, entre São Severino (397) e Solário (614), que um Carentinus e um Ebregisilo, que devem corresponder ao Ebregisilo para a quem São Gregório atribui a referida missão.
O Martirológio Romano também relata que, enquanto Ebregisilo vivia em Tongres (Bélgica) e ia sozinho todas as noites ao mosteiro de Santa Maria Mãe de Deus para rezar, foi mortalmente atingido uma noite por uma flecha disparada contra ele por alguns bandidos «um latronibus sagitta percussus occubuit »; esta morte violenta, ocorrida antes de 594, valeu-lhe o título de mártir e a particular veneração de que foi imediatamente objeto. Segundo a Gesta episcoporum Leodensium, Ebregisilo foi sepultado em Trutmonia, hoje Termogne, perto de Celles-les-Waremme, ao sul de Waremme, na província de Luettich: «Beatus quoque Ebergisus sucessons 24. in Trutmonia eiusdem episcopatus villa fuit tumulatus».
A Vida de Ebregisilo que se espalhou em Colônia entre os anos 1050 e 1160 é desprovida de qualquer fundamento histórico.
A festa de Santo Ebregisilo, bispo de Colônia, é celebrada no dia 24 de outubro.
Autor: Niccolò Del Re
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário