domingo, 29 de outubro de 2023

EVANGELHO DO DIA 29 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Mateus 22,34-40. 
Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Jesus respondeu: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os profetas».
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Gregório de Nissa  
Monge, bispo(335-395) 
A ordem da caridade 
«É com razão que te amam» (Ct 1,4) 
«É com razão que te amam» (Ct 1,4): recebemos aqui um ensinamento particularmente elevado, a saber, a caridade que devemos ter com Deus e a conduta que devemos ter com os homens. Se é preciso que «tudo aconteça com decoro e com ordem» (1Cor 14,40), quão mais rigorosa deve ser a ordem a este nível. Conheçamos, pois, a ordem da caridade que a Lei nos ensina, isto é, que devemos amar a Deus e amar os nossos inimigos, para nunca invertermos a ordem do cumprimento da caridade. Temos de amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com todas as nossas forças e com toda a nossa sensibilidade, e ao próximo como a nós mesmos; o homem de coração puro deverá amar sua mulher «como Cristo amou a Igreja» (Ef 5,25), e, se estiver sujeito às paixões, como ao teu próprio corpo (cf Ef 5,28), como manda Paulo, que estabeleceu a ordem nesta matéria; e temos de amar os nossos inimigos, sem retribuir o mal com o mal, mas respondendo à injustiça com o bem. Na realidade, porém, a ordem da caridade está confundida e perturbada na vida da maior parte dos homens; pois amam com toda a sua alma e com todas as suas forças as riquezas, as honras, ou mesmo as mulheres, se as desejam ardentemente, a ponto de serem capazes de dar a vida por elas, mas só amam a Deus na medida em que lhes convém, não têm com o próximo a caridade que se deve aos inimigos e só pensam em agravar o mal que receberam daqueles que os odeiam. É por isso que a Esposa diz: «É com razão que te amam» (Ct 1,4), para que demos a Deus tudo o que Lhe é devido e encontremos a medida adequada em relação aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário