sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Santo Odrano, Abade 27 do outubro

Odrano, "nobre e sem mancha", abade de Meath, foi um dos doze que partiram de Loch Foyle a Iona com São Colomba. Foi o primeiro dos monges irlandeses que morreu e foi sepultado em Iona. O sítio de sua sepultura que se acha no único cemitério da ilha, chama-se "Reiling Orain". Diz-se que o santo fundou o monastério de Leitrioch Odrain. Lhe celebra como bispo em toda a Irlanda.
https://www.acidigital.com/santo/126/sao-odrano-abade
Século VI 
Um dos primeiros discípulos de São Columba na Escócia.
Martirológio Romano: Na ilha de Iona, na Escócia, São Otterano, monge, que esteve entre os primeiros discípulos de São Columba.
https://www.santiebeati.it/dettaglio/75430
Santo Odrano, abade de Meath e fundador de Lattreagh Santo Odrano 27 de outubro 
Hoje, 27 de outubro, é a festa de Santo Odrano (Odran ou Odhran), chamado de "nobre e irrepreensível", abade de Meath (Irlanda) e fundador de Lattreagh, que viveu entre os séculos V e VI. Odrano foi um dos doze que partiram do Lago Foyle para Iona junto com São Columba (521-597), o santo padroeiro dos escoceses. Iona é uma pequena ilha a oeste da Escócia, onde um mosteiro foi construído e de onde a evangelização do povo escocês começou. Comercial Diz a tradição que Odrano, pouco depois de desembarcar na ilha, sentiu que sua morte estava próxima e disse: "Serei o primeiro cristão a morrer nesta região". Ao que São Columba respondeu: "Garanto-vos que ireis para o reino dos céus, e prometo-vos que ninguém obterá um favor em meu túmulo sem tê-lo pedido também". Como São Columba não queria ver seu amigo morrer, ele imediatamente lhe deu sua bênção e saiu de casa. Colomba caminhava no pátio quando, de repente, olhou para o céu. Seus companheiros perguntaram-lhe o que ele estava olhando, e Colomba respondeu que via a batalha travada no ar entre espíritos bons e maus. Ele acrescentou que também viu os Anjos que triunfantemente levaram a alma de São Odrano para o céu. Assim, Santo Odrano foi o primeiro dos monges irlandeses a morrer e ser enterrado em Iona (sua morte é registrada no ano de 548). O local de seu sepultamento, que fica no único cemitério da ilha, chama-se "Reilig Orain". Diz-se que o santo fundou o mosteiro de Leitrioch Odrain (Latteragh de Tipperary). Embora pouco se saiba sobre ele, ele é celebrado como bispo em toda a Irlanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário