quinta-feira, 26 de outubro de 2023

EVANGELHO DO DIA 26 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 12,49-53. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à Terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um batismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena
(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
Copadroeira da Europa 
Carta 85 a Nicolas d'Osimo, n.º 39 
«Eu vim trazer o fogo à Terra»
Recordo-me, dulcíssimo Padre, de uma serva de Deus [a própria Santa Catarina] a quem foi revelado como Lhe é agradável o que fazemos pela Igreja, e digo-vos isto para vos animar a sofrer por ela. Sei que, em certa ocasião, esta serva de Deus desejava ardentemente dar o seu sangue, destruir e consumir tudo o que havia nela pela Esposa de Cristo, pela santa Igreja; aplicou a sua inteligência a compreender o seu nada e a bondade de Deus para com ela; percebeu que Deus lhe tinha dado o ser por amor, e todas as graças e dons que lhe tinha acrescentado. Vendo e saboreando este amor, este abismo de caridade, não viu outro meio de agradecer a Deus senão amá-lo; mas, como não podia ser-Lhe útil, não podia provar-Lhe o seu amor, procurou amar por Ele qualquer coisa que lhe permitisse demonstrar o seu amor. Via que Deus ama as criaturas racionais com um amor infinito, e encontrava esse amor em si mesma e em todos os homens, pois todos nós somos amados por Deus; tinha, pois, um meio de mostrar se amava ou não a Deus, podia ser-Lhe útil: entregar-se ardentemente à caridade pelo próximo; e sentiu um amor tal pela sua salvação que de bom grado teria dado a vida para a obter. Vendo a grandeza e a profundidade da bondade de Deus, e o que devia fazer para Lhe agradar, esta alma aumentou cada vez mais o ardor do seu desejo; parecia-lhe que, se pudesse dar a sua vida mil vezes por dia até ao juízo final, isso representaria menos que uma gota de vinho no mar; e assim é de facto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário