Em 17 de julho de 180, no início do reinado de Cômodo, o infeliz filho e sucessor de Marco Aurélio, um grupo de mártires de Scili , pequena cidade da Numídia, na África proconsular romana, foi executado em Cartago.
Eram pessoas humildes, doze ao todo, das quais cinco eram mulheres. Provavelmente seriam artesãos ou trabalhadores do campo, sem que tivéssemos mais notícias deles do que as breves que nos foram transmitidas pelos atos de seu martírio. Tudo sugere que eles eram parentes um do outro, ou talvez casamentos, mas não temos referência exata a tais extremos.
O documento de seu martírio é um dos mais emocionantes da antiguidade cristã , que nos lembra em sua própria simplicidade dos Evangelhos. É milagroso que tenha sido preservado, porque durante a perseguição de Diocleciano os arquivos cristãos foram sistematicamente destruídos e muitos dos atos autênticos de martírio pereceram. Estes a que nos referimos contêm o processo estenográfico proconsular, tomado verbalmente pelos notários imperiais. É um texto irrefutável, que todo transborda de verdade.
Processos semelhantes devem ter sido feitos muitas vezes. As perseguições sofreram grandes alternativas, de Nero a Diocleciano. Às vezes pioravam, outras vezes abrandavam, permitindo momentos de trégua, em que a vida religiosa podia ser organizada com certa segurança.
A legislação romana era um tanto ambígua em relação ao cristianismo , e nessa época era regulamentada pelo rescrito de Trajano, que proibia a busca de cristãos —conquirendi non sunt—, mas obrigava as autoridades a abrir um processo contra eles. , uma vez que as denúncias anônimas não deveriam ser levadas em consideração. Já se sabe que em situação tão precária, sujeita também aos boatos e calúnias que se espalham entre a população sobre supostos crimes e costumes nefastos dos cristãos, suas vidas estavam por um fio , que facilmente se rompeu quando o procônsul ou governador de províncias se deixou ultrapassar em seu zelo ou compartilhou o ódio do povo contra eles.
Porque o estranho no caso é que, reconhecendo em princípio a honestidade dos cristãos, ao proibir a busca por eles —“os criminosos são procurados e perseguidos”, argumentou logicamente Tertuliano— por outro lado, se foram traídos por tais, eles foram condenados à morte, embora obtivessem uma absolvição se apostatassem de sua fé .
Dessa forma, os processos contra cristãos tinham características muito peculiares, sem paralelo com outros crimes levados a tribunal. A mera confissão do acusado, sem necessidade de mais testemunhas, era motivo suficiente para a condenação, a menos que ele retratasse seu “crime” . Isso deu origem a uma luta entre o presidente do tribunal e o cristão, não sem emoção, que no caso em questão é extremamente marcante, pois os cristãos têm até um período de tempo para pensar e reconsiderar, o que também é afirmado na frase.
Martírio dos Santos Mártires Scilianos
A teimosia do cristão em manter-se firme em sua fé, que não cedeu à tortura ou à morte, deve ter sido incompreensível para o juiz pagão . Alguns destes são naturalmente honrados, e que procedem com desgosto em processos tão aborrecidos, nos quais, enfim, foram os vencidos e os mártires os campeões. Em geral, ficaram do lado de fora, sem entender toda a grandeza dos mártires, como o próprio Marco Aurélio, que, sendo uma alma nobre, com uma ética tão elevada que sua pena pode nos parecer cristã, perseguiu duramente os fiéis, levando a fanatismo seu desprezo pela vida.
Mas também havia almas mais dispostas que chegaram à verdade do cristianismo pela integridade dos próprios mártires, superando os preconceitos e as lendas que se espalhavam sobre sua baixa moralidade. A comparação era muito clara: “os criminosos não morriam assim”, que também haviam conquistado sua liberdade com um simples gesto de jogar alguns grãos de incenso diante da estátua do imperador ou formular uma retratação escrita ou verbal .
Tais processos, sendo públicos, também se prestavam a uma "propaganda" da nova religião. O mártir era etimologicamente "aquele que deu fé" , aquele que confessou publicamente sua doutrina e que muitas vezes a assinou com seu sangue, com o qual o testemunho foi bastante excepcional.
Os fiéis não perderam a oportunidade. Assim fizeram, juntamente com a confissão de sua fé, uma exposição da mesma, justificando suas crenças e a impossibilidade de retratar- se . Aos apelos à sanidade dos juízes pagãos eles sempre respondem que não podem obedecer. Eles cumprem as leis do Império, pagam impostos, são cidadãos respeitosos das autoridades estabelecidas; mas não podem obedecer à religião oficial, que incluía o culto do imperador e da deusa Roma, ou seja, a deificação do Estado . Isso constituía seu “crime”, que era lesa majestade e era punível com a morte.
No entanto, como os cristãos em sua vida cotidiana não eram perigosos, eles foram deixados em paz, desde que não houvesse denúncia formal ou o tumulto da população , tantas vezes provocado pelos judeus, não aconselhasse uma tática rigorosa. Em geral, a política do Império em relação ao cristianismo foi contemporizadora, lembrando-nos, em alguns aspectos, certos governos anticomunistas de nossos dias.
Evocando o martírio dos doze cristãos de Scili, gostaríamos de prestar homenagem a muitos outros mártires anônimos daquele tempo. O cristianismo já havia penetrado profundamente em todos os estratos sociais, havia alcançado não só as cidades mais bem conectadas, onde os pregadores evangélicos chegariam primeiro, mas também os municípios e os "pagos" ou aldeias . Na África, o centro de irradiação deve ter sido Cartago, um porto comercial de primeira classe. Esse grupo compacto de cristãos de Scili, bem instruídos em sua fé, bem seguros de sua religião, não seria improvisado; eles constituiriam uma comunidade cristã com culto normal, com doutrinação metódica, onde as epístolas de Paulo, "homem justo", eram lidas entre os fiéis.
Como esses núcleos já existiam no final do século II em todo o Império e eventualmente tiveram que pagar seu tributo de sangue. Os de Scili são um caso em que chegaram até nós certas notícias do martírio de um importante grupo. Quantos outros também foram vítimas de perseguição? Deus sabe, em cuja presença não há heróis desconhecidos; mas, assim como as nações erguem monumentos aos “soldados desconhecidos”, trazendo aqui os atos do martírio dos fiéis Scilitanos honramos todos aqueles cujos nomes ignoramos e que invocamos coletivamente nas ladainhas dizendo: “Todos os santos mártires, rogai por nós” .
Eles leem assim, copiados literalmente, tais minutos:
Em Cartago, Claudiano sendo cônsul pela primeira vez e Presente pela segunda vez, no dia 16 das calendas de agosto, Esperato, Nartzalo, Cittino, Donata, Secunda, Vestia compareceram ao tribunal.
O procônsul Saturnino disse: "Você ainda está a tempo de obter o perdão de nosso senhor imperador, se você cair em si".
Esperato disse: “Nunca cometemos nenhum erro nem cometemos um crime ; nunca amaldiçoamos e até demos graças pelo mal recebido. Você vê, então, que honramos nosso imperador.”
O procônsul Saturnino disse: "Nós também somos religiosos, e nossa religião é muito simples, e juramos pelo gênio de nosso senhor imperador e rezamos por sua saúde, o que você também deve fazer".
Espere disse. "Se você ouvir em silêncio , vou expô-lo ao mistério da simplicidade ."
Saturnino disse: “Dado o quão mal você começa a reclamar contra nossos deuses, não espere que ele ouça você, o que você deve fazer é jurar pelo gênio de nosso senhor imperador ”.
Esperato disse:
“Não conheço muito do império deste século, mas sirvo aquele Senhor que nenhum homem viu ou pode ver com seus olhos . não cometi roubo; se compro alguma coisa, também pago os impostos, e isso porque reconheço o meu Senhor e o Imperador dos reis e de todas as nações”.
O procônsul Saturnino disse dirigindo-se aos demais: "Deixem de ter as crenças deste".
Esperato disse: “As crenças são ruins quando incitam falsos testemunhos ou a cometer homicídios”.
Saturnino, o procônsul, disse: "Olhe, deixe esse tipo de loucura".
Cittino disse: “Não temos medo se não é Nosso Senhor que está no céu”.
Donata disse: "Honra César como César, mas teme somente a Deus."
Vestía disse: “Sou cristã”.
Secunda disse: "Eu também sou e quero continuar a ser".
O procônsul Saturnino disse a Esperato: "E você continua sendo cristão?"
Esperato disse: “Sou cristão”.
E todos reafirmaram o que ele disse.
Saturnino disse: "Você quer um período para refletir?"
Esperato disse: "Numa questão tão justa não há espaço para deliberação".
O procônsul Saturnino disse: "O que você traz nessa maleta?"
Esperato disse: "Alguns livros e as cartas de Pablo, só cara."
Disse o procônsul Saturnino. "Dou-lhe um período de trinta dias para refletir."
Esperato respondeu novamente: “Sou cristão”.
E os outros também.
Então o procônsul Saturnino leu o decreto na tabuinha:
“Esperatus, Nartzalo, Cittino, Donata, Vestia e Secunda, e os outros que confessaram ter vivido como cristãos, porque, tendo sido convidados a seguir os costumes de Roma, eles obstinadamente recusado, está determinado que eles devem sofrer a pena da espada ".
Esperato disse: “Demos graças a Deus”.
E Nartzalo: “Hoje seremos mártires no céu. Graças a Deus".
O procônsul Saturnino ordenou um anúncio por proclamação:
"Esperato, Nartzalo, Cittino, Veturio, Félix, Aquilino, Letancio, Genara, Generosa, Vestia, Donata, Secunda sejam levados à execução".
Todos disseram: "Graças a Deus".
Assim terminam as atas do martírio, com aquele unânime “Deo gratias” dos doze mártires, como se a leitura da sentença lhes provocasse em parte um suspiro de alívio, em parte um grito de triunfo.
Você sabe quem foram os Mártires Scillitanos?
- 17 de julho Uma mão cristã acrescentou aos protocolos oficiais este slogan:
"Então, todos juntos foram coroados com martírio e reinarão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo para todo o sempre " .
Realmente, um documento tão bonito não precisa de apostilas. O procônsul Saturnino, o primeiro que desencadeou a grande perseguição na África, segundo Tertuliano, soube aprender concisão e integridade daqueles humildes cristãos que tinha em sua corte. Falam com moderação, sem jactância, mas com dignidade. Eles preservam todas as antigas virtudes romanas, que eram o orgulho desse grande povo, mas sublimadas com a nova religião.
Que nobre frase de Secunda: “O que sou, é o que quero ser”!
Há uma firmeza inabalável na declaração curta e contundente dessa mulher. É por isso que todos eles tinham trinta dias sobrando. “Em uma causa tão justa, não havia espaço para deliberação.”
À medida que esses simples aldeões respondem com tanta desenvoltura e confiança, sem nos sentirmos cortados pela pompa do tribunal do procônsul, parece que percebemos a profecia de Cristo: “Quando eles te levarem a julgamento, não pense nas palavras que você deve dizer; Meu Pai colocará em seus lábios palavras que seus adversários não poderão responder . ”
Sim, é o procônsul que foi derrotado apesar de ter proferido uma condenação. Somente diante da vitória pronunciávamos frases de agradecimento, e os mártires de Scili diziam todos em uníssono: “Graças a Deus” .
As relíquias destes mártires foram conservadas numa esplêndida basílica que mais tarde foi construída em sua honra, em Cartago, e onde por vezes Santo Agostinho pregava. Mais tarde, eles foram transportados para Lyon e no século IX para Arles, onde deveriam descansar hoje.
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