terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

EVANGELHO DO DIA 25 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo São Marcos 9,30-37. 
Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galileia. Jesus não queria que ninguém o soubesse; porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: «O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, que vão matá-lo; mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará». Os discípulos não compreendiam aquelas palavras e tinham medo de O interrogar. Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: «Que discutíeis no caminho?». Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos». E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: «Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Teresinha do Menino Jesus
(1873-1897) 
carmelita, doutora da Igreja 
Oração 20 
«Quem quiser ser o primeiro será 
o último de todos e o servo de todos» 
Jesus!... Como é grande a vossa humildade, ó divino Rei da Glória, que assim Vos submeteis aos vossos sacerdotes, sem fazer qualquer distinção entre os que Vos amam e os que são, pobres deles!, mornos ou frios no vosso serviço. Quando eles chamam, Vós desceis dos Céus; podem adiantar ou atrasar a hora do santo sacrifício: Vós estais sempre pronto. Ó meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, como me apareceis manso e humilde de coração! (Mt 11,29) Para me ensinar a humildade, não podeis abaixar-Vos mais; por isso, para responder ao vosso amor, eu quero ser capaz de desejar que as minhas irmãs me ponham sempre no último lugar e convencer-me de que esse é o lugar que me pertence. […] Eu sei, ó meu Deus, que Vós derrubais a alma dos orgulhosos, mas aos que se humilham dais uma eternidade de glória; quero, pois, pôr-me na última fila, partilhar as vossas humilhações a fim de «tomar parte convosco» (Jo 13,8) no reino dos Céus. Mas Vós, Senhor, conheceis bem a minha fraqueza: cada manhã, tomo a decisão de praticar a humildade e, à noite, reconheço que cometi ainda muitas faltas por orgulho. Perante isto, sinto-me tentada a perder a coragem, mas sei que o desânimo também é orgulho. Por isso, quero, ó meu Deus, fundar a minha esperança só em Vós; uma vez que tudo podeis, dignai-Vos fazer nascer na minha alma a virtude que desejo. Para obter essa graça da vossa infinita misericórdia, repetir-vos-ei muitas vezes: «Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!»

Nenhum comentário:

Postar um comentário