quarta-feira, 23 de novembro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “O caminho de Jesus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Tu és o Cristo de Deus
               “Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com Ele”(Lc 9,18). Estavam distantes do povo. Por que rezava? Ele tinha um permanente contato amoroso com o Pai. Em seus momentos difíceis, dividia suas decisões com o Ele. Jesus se encontra no meio de sua vida apostólica e vê o desconhecimento de sua missão. Pergunta: “Quem diz o povo que eu sou?” (18). Com esta pergunta Jesus pode medir o pensamento do povo a seu respeito: “Uns dizem que és João Batista; Outros, Elias; outros, algum antigo profeta que ressuscitou (19). Havia uma tradição que Elias voltaria. Havia uma expectativa sobre o futuro Messias que não condizia com o Messias que Jesus apresentava. É um desconhecimento absurdo depois de tanto tempo de anúncio do Reino. As profecias falavam dele. Pensam que Ele é mais um que surge. Jesus pergunta: ‘“E vós, quem dizeis que Eu sou?’ Pedro respondeu: ‘O Cristo de Deus!”’(20). A palavra grega Cristo é Messias em hebraico. A resposta de Pedro é suficiente para Jesus continuar seu caminho, pois ela é a pedra de fundamento da Igreja. Por que fazer silêncio sobre sua identidade de Messias? Para que não confundissem sua missão com todos os disparates que falavam dele. Então Jesus mostra o futuro do Messias: sofrer muito, ser rejeitado ser morto e ressuscitar no terceiro dia (21). Isto não é para ficar escondido, é para ser vivido também pelo discípulo. Ele explica o que significa seguir Messias: Pegar a cruz, perder a vida, perder-se a si mesmo, como Ele o fez. Neste texto podemos notar a presença dos discípulos, não só como aqueles que seguem Jesus, mas como parte mesmo do anúncio do Reino. Nós temos que ter consciência e conhecimento da importância da cruz no caminho de Jesus e no seu seguimento. Somente na extrema perda que encontramos a vida plena.
Revestir-se de Cristo.
               O profeta Zacarias profetiza depois de um tempo de grande desolação para a cidade por causa da destruição de 587 a.C. Deus ouve o clamor do povo e purifica-o, derramando sobre a cidade um espírito de graça e oração... e uma fonte  acessível ... para purificação (Zc 12,10.13,1). Esta profecia se realiza em Cristo, traspassado pela lança. De seu lado sai sangue e água para a purificação. Jesus é a fonte aberta. Nós temos acesso a esta fonte pelo Batismo no qual somos purificados e revestidos de Cristo, como filho de Deus pela fé. Esta fonte está aberta para o mundo. S. Paulo conclui a demonstração, recordando que se os fiéis são propriedade de Cristo, então, segundo a promessa divina são o verdadeiro Israel, a verdadeira descendência de Abraão, herdeiros da divina herança prometida.
Seguimento de Jesus
             As palavras de Jesus são o caminho para o discípulo: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la; e quem perder sua vida por causa de mim, esse a salvará” (Lc 9,23). Aqui está a diferença de Jesus que o põe em contradição com o mundo e, em particular, às expectativas judaicas. O seguimento de Jesus exige rupturas, como Ele rompeu com o esquema a seu redor. A vida cristã se funda neste modo de seguir Jesus, que é o único que leva à fonte aberta. Tomar a cruz, não do sofrimento, mas da entrega e renúncia para se salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário