quinta-feira, 24 de novembro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Nascimento de S. João Batista”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
804. Vós me sondais e conheceis
João Batista é o único santo do qual celebramos o nascimento e morte. Celebramos, normalmente, o dia da morte do santo, pois é o dia de seu nascimento para Deus. De João celebramos o nascimento porque ele vem com uma marca profunda de Deus, a presença do Espírito que o anima, já no seio materno, como já tendo realizado esse nascimento para Deus. Ele vem “não da vontade da carne, mas da vontade de Deus” (Jo 1,13). É esse o significado dos pais de idade avançada. Quando um moleque era muito fraco, chamavam-no de filho de mulher velha. Não foi o caso de João Batista. Só Deus faz coisas impossíveis, como diz o Anjo a Maria: “Este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril; Para Deus, nada é impossível” (Lc 1,37). Foi anunciado pelo Anjo, criado nos desertos, quer dizer, no contato com Deus, vencendo o mal. O deserto faz a gente ser mais gente. Ele saiu forte. No seu nascimento se manifestou grandemente a mão de Deus. Todos diziam: “Que virá ser este menino”? Porque a mão de Deus estava com ele. João é um caminho de espiritualidade. É visitado por Jesus, quando os dois estão no seio de suas mães. Sentiu a presença de Jesus que lhe dá o Espírito. Salta de alegria no seio da mãe (Lc 1,44). Nele, Deus nos visita. Zacarias, no dia da circuncisão, depois de libertado de sua mudez e surdez, canta: “Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, pelo qual nos visita o Astro das alturas” (78). Deus nos visita sempre. À medida que O reconhecemos, o Espírito nos transmite a alegria da salvação. Deus nos conhece e nos sonda para derramar sobre nós o mesmo Espírito, pois, como filhos de Deus, não nascemos da carne, mas de Deus. Saber acolher a visita de Deus é fonte de espiritualidade.
805. Não sou digno
Em João, entendemos como conduzir nossa vida. Sabe seu lugar. João poderia ser um concorrente de Jesus. Tinha fama, tinha uma palavra forte e o povo acorria a ele. Muitas vezes, quando temos fama e sucesso, pensamos que é para nós e não para quem servimos. João sabe seu lugar e apresenta Cristo. Tudo o que foi e o quanto fez, foi para preparar os caminhos do Senhor, tendo a nobreza de dizer que não era “digno de desatar as correias de sua sandália” (Lc 3,1), o que era um serviço do escravo. Sabia ser forte para enfrentar os erros, propor a verdade e reconhecer o Messias. A grandeza de João está na consciência de sua missão de apontar o Messias. Ele o único dos profetas que mostrou o Cordeiro Redentor e O batizou (prefácio). A dignidade de João está na consciência de reconhecer o Cordeiro de Deus (Jo 1,35). Saber nosso lugar é espiritualidade.
806. Profeta do Altíssimo
         João responde ao anseio do povo que desde há muito não via profetas. Um povo sem profetas é um povo sem direção. Ele, criado no deserto, experimentado na solidão, pode formar em seu coração a Palavra de Deus que o fez profeta reconhecido pelo povo (Mt 21,26). A maior profecia de João está em testemunhar o Cristo pela palavra forte e dar a vida pela verdade (Mt 14,1ss). Jesus é a Verdade que o faz profecia. Seu nascimento anuncia a misericórdia de Deus que se abaixa para mostrar seu afeto. Isto é significado por seu próprio nome, João que quer dizer Deus é favorável. Conhecido por Deus, conheceu a Deus, experimentou Deus e conheceu Aquele que Deus enviou e por Ele constrói sua vida. João é para nós um caminho de acolher a visita de Deus, do Messias e testemunhá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário