sábado, 23 de janeiro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Crescer em Cristo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
536. Crescer é preciso
            A lei da vida é crescer. Desde nossa concepção estamos em processo de crescimento. Este crescimento acontece dá em todas as dimensões do ser humano. No momento em que não quero mais crescer, é o momento em que comecei a deixar de viver. Mesmo envelhecidos, podemos estar sempre aprendendo e crescendo. Acho interessante, no mundo em que vivo (no meio dos padres), ver alguns que sempre contam o que fizeram. Não existe âncora jogada no futuro. Certamente que alegrar-se com o que foi feito seja bom, mas... a vida continua. Alguns são um fogo de busca de fazer algo novo. Nós crescemos fisicamente. É maravilhoso ouvir o crescimento do embrião (é gente) no seio da mãe. Lembremos a maravilha de nosso próprio crescimento! Como crescemos em nosso interior! Quanto aprendemos, construímos e projetamos para o futuro! Nunca podemos parar. O crescimento é tão bonito que parece que vai explodir dentro de nós. Ontem, você estava com um lindo filhinho no colo. Hoje os filhos estão tão crescidos! Tão preparados! Tão gente! Você mesmo cresceu, superou a si mesmo, dando aos filhos aquilo que não recebeu. Isso é divino! O caminho espiritual passa pelo crescimento humano. É certo que os frágeis, mesmo com grandes deficiências, têm seu caminho espiritual. Chegam também a grande santidade. Nós, contudo, somos chamados a assumir cada área de nossa vida física, psicológica e espiritual, e a desenvolvê-la. Não queremos ser um super-homem ou uma mulher-maravilha, nem crescer mais do que permite a condição humana. A melhor escola do desenvolvimento é o conhecimento de si mesmo, ver as qualidades e os defeitos e, a partir daí, procurar crescer. Nunca justificar um erro, nem se assentar em uma virtude. Crescer é preciso. E crescer harmonicamente. Ciência sem sabedoria cria monstros. Querer ser santo e não procurar o equilíbrio corporal e intelectual, cria santo só de fachada.
537. Crises de crescimento
O que mais nos faz crescer são as crises. A palavra crise vem do grego (Krísis), significa julgamento. É o momento melhor da vida, pois nele podemos tomar o pulso de nossa realidade e saber por onde crescer. Cada época tem sua crise. Falamos tanto da crise da adolescência, na qual o jovem tem a possibilidade de saber quem é ele e o que a vida lhe oferece. Quando a crise é a nossa, aí aperta mesmo. Parece que não há saída. Mas são benéficas e nos ajudam a crescer e muito. Na vida espiritual passamos por momentos de crise nos quais tudo escurece. Dizemos que Deus sumiu. Entramos, como dizem, na noite do Espírito. Muitos perdem a cabeça, e se bandeiam para outros recursos, buscando um conforto espiritual que é enganoso. O bom é atravessar a crise, que pode durar anos, e crescer dentro dela. A fé será pura, pois cremos por crer e não por sentir. Saímos crescidos e vivemos mais intensamente nossa vida. O sofrimento é escola de crescimento.
538. Crescendo juntos

            Um grande recurso para nosso crescimento é a vivência fraterna. Se procurarmos crescer juntos, maior será o sucesso. Um será espelho para o outro. Se formos capazes de nos abrir, poderemos superar as crises com o auxílio de quem pode nos ajudar. Crise partilhada é crise vencida pela metade. Melhor ainda, quando fazemos o caminho juntos. É a maior escola para nosso crescimento humano e espiritual. Deus nos deu tanta coisa boa. Se juntarmos isso ao que o outro possui de bom e mesmo de defeitos, poderemos crescer e muito. Para crescer em Cristo, precisamos da caridade de Cristo. Meu crescimento pessoal é crescimento de todo o Corpo de Cristo, que é sua Igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário