terça-feira, 26 de janeiro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Vim chamar os pecadores”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Uma vida que é missão
            Jesus encarnou-se entre nós. Sua encarnação realiza sua missão de manifestar a misericórdia do Pai. O evangelho de Mateus mostra-nos essa misericórdia Jesus. Quando relata seu próprio chamado, a escolha para fazer parte do grupo dos doze apóstolos, faz-nos ver que ele foi beneficiado por esta atitude de Jesus: “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na banca de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’”. Ser coletor de impostos era uma profissão “maldita” para os judeus, com conseqüências pesadas para a pessoa. Eram excluídos da assembléia porque eram pecadores públicos. Além de trabalhar para o invasor romano, era considerado ladrão, por ser uma prática usual entre esses servidores do império romano. Jesus não só o chama, como também vai comer com ele e com seus colegas e outros mal afamados. Sentar-se à mesa com alguém, era fazer-se igual. Isso causou escândalo entre os fariseus, que jamais fariam isso. Jesus então define sua missão: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12-13). Jesus retoma aqui a frase do profeta Oséias: “Quero amor e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Os 6,6). O que agrada a Deus é a misericórdia nos relacionamentos. Os holocaustos sem o amor de misericórdia não conduzem à justificação. A justiça do Reino supera a justiça dos fariseus que era somente de fachada. Jesus vai parte do coração que está unido a Deus pelo mesmo desejo de misericórdia. Essa é a vida de Jesus e a vida que propõe a cada discípulo seu.
Fé que dá vida
            Paulo, na carta aos Romanos, descreve como Abraão, por sua fé, foi recompensado com uma posteridade; Sara concebeu, apesar da idade. Essa fé foi creditada como justiça (Rm 4,23). A misericórdia produz o fruto da fé na vida, pois, ter fé em Cristo é continuar sua misericórdia que dá vida. Ela é fecunda, como podemos ver na vida de Mateus. Deus usou de misericórdia para com ele. E ele transformou sua experiência em anúncio de Evangelho. A misericórdia quebra todas as barreiras dos preconceitos e legalismos e se interessa sobretudo pelo homem necessitado de vida. Jesus é o médico que cuida dos doentes. Ele busca o doente, sobretudo o fragilizado pelo pecado. Ali é a terra fértil da misericórdia, como lemos na parábola da ovelha perdida (Lc 15,4). O fruto da misericórdia é a ressurreição. Mateus levantou-se, como que se ergueu do túmulo. Não somos a Igreja dos perfeitos e impecáveis, mas uma Igreja que segue Jesus em seu caminho de acolher a todos. É necessário o cuidado de não voltar ao mundo fariseu de leis, ritos e práticas que sufocam a misericórdia para com as pobres vítimas do mal tanto social como espiritual.
Culto inútil
            Rezamos no salmo que Deus aceita os sacrifícios de animais, mas não precisa deles. O que deseja é um sacrifício de louvor: “Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizestes ao Altíssimo” (Sl 49,9.14). No Reino do Norte (Samaria) havia um culto bem desenvolvido, mas somente exterior. Não era agradável a Deus. Por isso o profeta chama ao culto do amor de misericórdia que nasce do coração. Jesus interioriza o relacionamento com Deus e faz que brote dele a misericórdia. A palavra misericórdia está unida à palavra coração (cor, em latim). Estamos preocupados com a exatidão da liturgia, mas pouco ligados à misericórdia que interfere também nas estruturas sociais para ressuscitar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário