sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Construindo sobre a Rocha”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Escolhe a bênção
            Jesus encerra o discurso da montanha. Nele apresentou aos discípulos, com uma parábola muito incisiva, o modo autêntico de viver: A casa construída sobre a rocha. Assim explica: “Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24). Nada a destrói. O que significa construir a casa sobre a rocha? É “ouvir a Palavra e por em prática”. No ensinamento do livro do Deuteronômio nós lemos: “Eis que ponho diante de vós a bênção e a maldição; a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo” (Dt 11,26-27). O mandamento é a expressão da vontade de Deus. Por em prática o mandamento é obedecer à Palavra ouvida e interiorizada no coração. Não basta a prática externa que Jesus recrimina como insuficiente: “Muitos vão dizer: Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos... expulsamos os demônios... e fizemos tantos milagres?” (Mt 7,22). A resposta é muito dura: “Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal”! (Mt 7,23). A bênção, como ensina Jesus, é a segurança que se encontra na prática da Palavra. Assim rezamos no refrão do salmo 30: “Senhor, eu ponho em vós a confiança; sede uma rocha protetora para mim” (Sl 30). Todo aquele coloca o fundamento de sua vida em Cristo, cumprindo sua palavra, cumpre a vontade do Pai e tem firmada sua vida sobre a rocha que é Cristo. Por esse ato de fé temos a justificação de que nos fala Paulo (Rm 3,28). Assim se entra no Reino de Deus (Mt 7,21).
Palavras vazias
            Ouvir a Palavra e não por em prática é construir sobre a areia. Não resistirá às provações e contratempos pelos quais passamos para viver a fé. Crer sem praticar é não viver. O vazio que o desconhecimento da vontade de Deus provoca é a escolha de uma maldição. Lemos também: “A maldição, se desobedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo” (Dt 8,28). Mesmo que façamos milagres, expulsemos os demônios e profetizemos em nome de Jesus, se não praticamos a vontade do Pai (Mt 7,26), não entraremos no Reino dos Céus. Buscar o vazio idolátrico esvazia nosso culto a Deus. Os deuses do nada invadem a sociedade na busca do tesouro que a ferrugem e a traça destroem (Mt 6,19), na busca da vaidade que passa e na busca do prazer que amarga. Por isso completa Jesus: “Onde estiver vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6,21). Rezamos na missa: “Afastai de nós o que é nocivo, e concedei-nos tudo o que for útil” (oração).
Incutir as palavras no coração
A Palavra proclamada indica-nos como edificar a casa sobre a rocha: “Tende, pois grande cuidado em cumprir todos os preceitos e decretos que hoje vos proponho” (Dt 11,32). Para esse cumprimento da Palavra, temos de tê-la sempre diante de nós, como nos ensina o livro do Deuteronômio: “Incuti esta minhas palavras em vosso coração e em vossa alma; amarrai-as, como sinal, em vossas mãos e colocai-as como faixas sobre vossa testa” (Dt 11,18). Os amigos do vazio faziam isso, mas sem levar ao coração. Jesus critica-os por essa pura exterioridade. Vivemos um tempo em que as coisas que brilham têm mais valor do que o alicerce profundo que sustenta a casa. Acolher Jesus é acolhê-lo no coração como a rocha sobre a qual edificamos nossa vida ouvindo sua Palavra e colocando em prática. A solidez de nossa fé levada à prática é um melhor testemunho que podemos dar ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário