Evangelho segundo S. Marcos 10,46-52.
Naquele
tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande
multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à
beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar:
«Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez
mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e
disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego
respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a
vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
São Gregório de Nissa (c. 335-395), monge, bispo
A Vida de Moisés, II, 231-233, 251-253 (a partir da trad. de cf. SC Iter, pp.
265ss.)
«Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo
caminho»
[No Monte Sinai, Moisés disse ao Senhor: «Mostra-me a tua glória». Deus
respondeu-lhe: «Farei passar diante de ti toda a minha bondade [...], mas tu
não poderás ver a minha face» (Ex 33,18ss).] Experimentar este desejo
parece-me porvir de uma alma animada pelo amor à beleza essencial, uma alma a
quem a esperança não pára de conduzir da beleza que já viu para aquela que
está para além. [...] Este pedido audacioso, que ultrapassa os limites do
desejo, almeja pela beleza que está para além do espelho, do reflexo, para a
ver face a face. A voz divina satisfaz o pedido, recusando-o simultaneamente
[...]: a magnanimidade de Deus concede-lhe a satisfação do desejo mas, ao
mesmo tempo, não lhe promete repouso nem saciedade. [...] É nisto que
consiste a verdadeira visão de Deus: quem para Ele eleva os olhos nunca mais
cessa de O desejar. É por isso que Ele diz: «não poderás ver a minha
face». [...]
O Senhor que tinha respondido a Moisés exprime-Se da mesma forma aos
seus discípulos, clarificando o sentido desta simbologia. Ele diz «Se
alguém quiser vir após Mim», (Lc 9,23) e não: «Se alguém quiser ir à
minha frente». Ao que Lhe faz um pedido a respeito da vida eterna, propõe o
mesmo: «Vem e segue-Me» (Lc 18,22). Ora, aquele que segue caminha virado
para as costas daquele que o guia. Portanto, o ensinamento que Moisés recebe
sobre a maneira pela qual é possível ver a Deus é este: ver a Deus é
segui-Lo para onde Ele conduzir. [...]
Com efeito, aquele que não conhece o caminho não pode viajar em
segurança se não seguir o guia. Este precede-o, mostrando-lhe o caminho; por
isso, quem o segue não se desviará do caminho se se mantiver virado para as
costas daquele que o conduz. Com efeito, se se deixar ir ao lado ou de frente
para o guia tomará uma via diferente da indicada. Por isso, Deus diz àquele
a quem conduz: «Não poderás ver a minha face», o que significa: «Não
olhes de frente o teu guia» porque, se assim fizesses, correrias num sentido
que Lhe é contrário. [...] Como vês, é importante aprender a seguir a
Deus: para aquele que assim O segue nenhuma contradição do mal se poderá
opor ao seu caminhar.
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