Na Via Salaria, em Roma, há uma antiga catacumba ou cemitério de Trasone, um nobre romano. Ali, segundo o Martirológio Jeronimiano, Mauro, menino conhecido por seu martírio heroico, teria sido enterrado. São Dâmaso escreveu: "Nenhum suplício distanciou esta criança da fé".
Século 4
Martirológio Romano: Em Roma, no cemitério de Trasone, na via Salaria nuova, São Mauro, mártir, que o Papa São Dâmaso celebra como uma criança inocente, que nenhuma tortura o afastou da fé.
O Martirológio Geronimiano o recorda três vezes: no dia 12 de agosto, num latercolo que depende da passio dos santos Crisanto e Dária, aos quais está associado; a 29 de novembro devido à atração do mártir Saturnino em cuja igreja, segundo o Itinerário incluído na obra de Guilherme de Malmesbury, foi sepultado; a 10 de dezembro, provavelmente o verdadeiro dia do nascimento. O seu túmulo foi venerado no cemitério de Trasone, na via Salaria nuova, e o Papa Dâmaso dedicou-lhe um poema, infelizmente transmitido incompleto, do qual só podemos deduzir que Mauro era uma criança.
O autor da citada passio parece conhecer o poema damasco, pois diz que Mauro era filho de Cláudio e Ilaria e foi morto junto com os pais e o irmão Jasão.
Seu corpo teria sido trasladado por Pasquale I (817-824) para a igreja de San Prassede.
Autor: Agostino Amore
Fonte:
Biblioteca Sanctorum

Nenhum comentário:
Postar um comentário