Martirológio Romano: Em Antioquia, na Síria, Santa Dróside, mártir, que São João Crisóstomo diz ter sido queimado na fogueira.
Os sinaxários bizantinos comemoram em 22 de setembro e 22 de março ou novamente em 28 de julho o martírio de Droside Anisia, que ocorreu em Antioquia. As informações dedicadas a ela no códice grego Coislin 223 da Biblioteca Nacional de Paris apresentam um parentesco evidente com a passio siríaca preservada em um manuscrito palimpsesto do Sinai do século VIII. De acordo com essa dupla fonte, Droside, também chamada de Anisia, era filha do imperador Trajano e se juntou a cinco mulheres piedosas de Antioquia que se dedicaram a ir à noite procurar os corpos de mártires cristãos para contrabandeá-los para sua casa. Denunciados e presos, todos morreriam mártires, jogados em um caldeirão de água fervente.
Esta lenda fabulosa não deve nos fazer duvidar da existência de um verdadeiro mártir chamado Droside. De fato, seu culto foi celebrado em Antioquia no final do século IV, uma vez que uma homilia de São João Crisóstomo proferida por ele no dia da festa do santo foi preservada. Nesta homilia, no entanto, não há menção à ascendência imperial de Droside, nem a seus companheiros, nem ao tempo de seu martírio. Temos ainda outro testemunho do culto de Droside em Antioquia no século VI, através das homilias do patriarca Severo (512-518), que pronunciou, como ele mesmo afirma, nada menos que três discursos em homenagem a Droside; dois foram publicados recentemente na versão siríaca de Tiago de Edessa, o único que chegou até nós. Ao contrário de São João Crisóstomo, Severo já depende da lendária amplificação a que nos referimos. Como prova da extensão do culto de Droside, também dizemos que o Calendário Palestino-Georgiano de Sinatic34 o menciona, mas sem especificar, tanto em 20 de março quanto em 6 de novembro. Se um calendário siríaco do século XIII comemora Drosid em 19 de abril (e não há razão para pensar que seja um mártir com o mesmo nome), a maioria dos martirológios siríacos, incluindo o calendário de Qennesre do século VII, menciona Anisia em 14 de dezembro.
Encontramos esta data no Martirológio Hierónimo que celebra: "In Antioch Drusinae et sociorum eius number III"; não há dúvida de que este Droside é nosso mártir antioquiano. Infelizmente, o Martirológio siríaco do século IV não pode nos fornecer qualquer confirmação do culto primitivo deste mártir, porque se encontra mutilado pela parte que inclui a data de 14 de dezembro. Nada pode ser dito sobre os companheiros de Droside.
Quanto ao grupo dos três mártires de Antioquia, e Druso, Zósimo e Teodoro, mencionados no mesmo dia (14 de dezembro) no Martirológio Romano, devemos a introdução a Floro por uma leitura errônea de um bacalhau corrupto. do Martirológio Hieronymus, onde os nomes de Zósimo e Teodoro seguem a menção acima, mas sem dizer se esses dois mártires são venerados junto com o suposto Druso, em que nosso droside de Antioquia deve ser visto.
Autor: Joseph-Marie Sauget
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
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