terça-feira, 29 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Se queres, podes curar-me”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
54 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Impuro!Impuro!
 
Movido pelo Espírito, Jesus continua Seu caminho de anúncio e curas. No Evangelho do 6º domingo comum lemos a cura do leproso. Os doentes de lepra sempre foram causa de tanto medo. A Bíblia traz, no livro do Levítico, uma série de normas com as quais quer proteger do contágio. O leproso era, comprovada a lepra pelo sacerdote do templo, declarado impuro. Devia viver fora da comunidade e não podia participar do culto. Só poderia voltar ao convívio social e religioso depois de curado e comprovada sua cura pelo sacerdote. Jesus é abordado pelo leproso que lhe pede a cura dizendo “se queres, tens poder de curar-me”. “Jesus, cheio de compaixão, estende a mão, toca-o e diz: ‘Quero, fica durado’” (Mc 4,41). Quem tocava um leproso também ficava impuro. Jesus se põe como excluído para que o leproso seja reintegrado também ritualmente (“vai mostrar-te ao sacerdote, lhe diz Jesus”). A impureza externa exclui. Jesus reintegra. O salmo 31, belíssimo salmo penitencial, mostra a impureza interior fruto do pecado. Este pecado, uma vez revelado a Deus, reintegra na intimidade com Deus e com a comunidade que celebra. Como a lepra corrói a carne, o pecado corrói o coração. Se por um lado o cuidado com a saúde de toda a comunidade exige que se evite o contágio, por outro lado, a misericórdia de Jesus, vivida na comunidade, não exclui ninguém a nenhum título. Podemos curar a todos. Quando temos compaixão dos excluídos social e espiritualmente, há o milagre da cura das impurezas. A Igreja é de portas abertas para todos. Não exclui ninguém. Se o faz, ela se torna pecadora.
Entranhas de misericórdia 
Jesus, cheio de compaixão, tocou o leproso e disse: “Eu quero, fica curado”! A palavra compaixão indica o movimento do amor interno nas entranhas maternas. Esta palavra em hebraico – rahamin – é reservada a Deus que ama e se comove, como uma mãe amorosa, pelos Seus filhos. A compaixão de Jesus fá-lo passar para o lado do leproso e fazer-se um com ele, colocando-se fora da sociedade e da assembleia, porque o tocou. Essa compaixão é a santidade de Deus que toca a miséria. Não se contamina, mas cura. Jesus, sem pensar em si, pensa na pessoa do leproso. A Igreja, enquanto não passar para o lado do que sofre, radicalmente, ela não evangeliza. O povo não se afastou de Jesus, pois todos vinham procurá-lo. Os cristãos “puros” e “corretos” criticam fortemente as pessoas que se “sujam” passando para o lado dos pobres e necessitados.. Perde-se a energia apostólica se não os procuramos. Sempre há razões que justificam não procurá-los. Com as entranhas de misericórdia, seguimos o caminho de Jesus 
Procuro agradar a todos 
As entranhas de compaixão existem em quem busca servir a Deus e aos outros. Paulo escreve: “Quer comais quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Tudo para agradar a Deus. O apóstolo completa: “Fazei como eu: que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos”. Quem não gosta de uma pessoa assim? Sempre é possível achar um jeito de agradar. Se todos querem agradar a todos, o que se precisa mais? “Carregai os fardos uns dos outros e cumprireis toda a lei” 
Leituras: Levítico 13,1-2.44-46; Salmo 31;
 1 Coríntios 10,31-11,1; Marcos 1,40-45. 
Ficha: 1. Nesse domingo lemos o texto da cura do leproso. O livro do Levítico traz as leis sobre a lepra. A pessoa que tem a doença é excluída da comunidade. Quem a toca é impuro também. Jesus, cheio de misericórdia, toca o leproso que lhe implora a cura e o reintegra na comunidade social e religiosa. O salmo penitencial mostra a impureza interior, causada pelo pecado, semelhante à lepra. A abertura a Deus e a misericórdia reintegram a pessoa e não exclui ninguém.
2. Jesus, cheio de misericórdia tocou o leproso e disse: “Eu quero, fica curado”! A palavra compaixão indica o movimento interno nas entranhas maternas. É uma palavra reservada a Deus. A compaixão de Jesus fá-lo passar para o lado do leproso colocando-se fora a sociedade e da assembleia. Essa compaixão é a santidade de Deus que toca a miséria e a cura. A Igreja, enquanto não passar para o lado dos necessitados, não tem crédito e não evangeliza. 
3. Paulo explica as entranhas de misericórdia com as palavras agradar a todos e a Deus, como ele próprio o fazia. Se todos agradam a todos, o que se precisa mais?

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