quarta-feira, 30 de março de 2022

EVANGELHO DO DIA 30 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 5,17-30. 
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Meu Pai trabalha incessantemente e Eu também trabalho em todo o tempo». Esta afirmação era mais um motivo para os judeus quererem dar-Lhe a morte: não só por violar o sábado, mas também por chamar a Deus seu Pai, fazendo-Se igual a Deus. Então Jesus tomou a palavra e disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: o Filho nada pode fazer por Si próprio, mas só aquilo que viu fazer ao Pai; e tudo o que o Pai faz também o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e Lhe manifesta tudo quanto faz; e há de manifestar-Lhe coisas maiores que estas, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim o Filho dá vida a quem Ele quer. O Pai não julga ninguém: entregou ao Filho o poder de tudo julgar, para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que O enviou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem ouve a minha palavra e acredita naquele que Me enviou tem a vida eterna e não será condenado, porque passou da morte à vida. Em verdade, em verdade, vos digo: aproxima-se a hora -- e já chegou -- em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, viverão. Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim também concedeu ao Filho que tivesse a vida em Si mesmo; e deu-Lhe o poder de julgar, porque é o Filho do homem. Não vos admireis do que estou a dizer, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. Os que tiverem praticado boas obras irão para a ressurreição dos vivos e os que tiverem praticado o mal para a ressurreição dos condenados. Eu não posso fazer nada por Mim próprio; julgo segundo o que ouço e o meu juízo é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que Me enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Odes de Salomão 
(texto cristão hebraico do início 
do século II) N.º 42 
«Os mortos ouvirão a voz 
do Filho de Deus» 
Fala Cristo: Os que não Me reconheceram não beneficiaram; Eu estava oculto aos que não Me possuíam. Estou perto dos que Me amam. Todos os meus perseguidores morreram; os que Me sabiam vivo procuraram-Me. Ressuscitei, estou com eles, Falo pela sua boca. Eles repeliram os que os perseguem; sobre eles lancei o jugo do meu amor. Como o braço do noivo sobre a sua noiva (cf Cant 2,6), assim é o meu jugo sobre os que Me conhecem. Tal como a tenda dos esponsais se ergue em casa do noivo, o meu amor protege os que creem em Mim. Não fui amaldiçoado, mesmo que assim tenha parecido. Não pereci, embora assim o tivessem imaginado. A mansão dos mortos viu-Me e foi vencida. A morte deixou-Me partir e a muitos comigo. Fui para ela fel e vinagre, desci com ela à sua mansão, até ao mais fundo. A morte deixou-Me, não conseguiu suportar o meu rosto. Tive entre os seus mortos uma assembleia de vivos (cf 1Ped 3,19; 4,6). Falei-lhes com lábios vivos, de forma que a minha palavra nunca foi vã. Os que estavam mortos correram para Mim; e, gritando, disseram: «Tem piedade de nós, Filho de Deus, age conosco segundo a tua graça. Faz-nos sair das cadeias das trevas, abre-nos a porta, para sairmos para Ti. Vemos que a nossa morte não se aproximou de Ti. Sejamos nós também libertos contigo, pois Tu és o nosso Salvador.» Eu escutei a sua voz e recolhi a sua fé no meu coração. Nas suas frontes escrevi o meu nome (cf Ap 14,1); eles são livres e pertencem-Me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário