sábado, 24 de julho de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Tome sua cruz cada dia!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
“Quem quiser ganhar a vida”
 
Em cada coração humano há uma grande sede de Deus (Sl 62). Somente em Deus encontrará repouso, diz S.Agostinho. Esta sede será saciada por Deus. Reza o Salmo: “minha alma será acidada como em um grande banquete de festa” (Sl 62.6). De onde vem esta sede? O homem tem um grande desejo de sair-se bem em sua vida. Quer ganhar a vida. É um bom desejo. O que é ganhar a vida? No pensamento humano esta fome e sede de ganhar a vida se resolvem com o bem estar, posses, prazer e o poder. Jesus vem em sentido contrário e propõe claramente a cruz e a perda da vida por ele. “Quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la; e quem perder sua vida por causa de mim, esse a salvará” (Lc 9,24). Este projeto não destrói o sonho do coração humano, mas purifica-o do peso das mazelas humanas e plenifica-o em sua fragilidade. Jesus realiza esta plenitude em sua vida: “Em vez da alegria que lhe era proposta, sofreu a cruz, desprezando a vergonha” (Hb 12,2). Mesmo sendo difícil, continua sua escolha: “Ele, durante sua vida terrestre, apresentou pedidos e súplicas, com veemente clamor e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte; e foi atendido por causa da sua submissão” (Hb 5,7). Se Cristo for a escolha fundamental de sua vida, você estará pronto a viver como Ele viveu: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Lc 9,23). Nesta perspectiva participará também com Cristo de sua vitória. Não basta dizer com a boca que Jesus é o Senhor. É preciso dizer com a vida unida à Sua. É interessante saber que quando o cristão sofre é porque chegou a um bom estado de união com Cristo. 
Haverá uma fonte acessível. 
O profeta Zacarias anuncia que “haverá um espírito de graça e oração [...] e uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém aberta para a purificação” (Zc 12,10-11). Quando Jesus morre, abrem-lhe o lado com uma lança de onde corre sangue e água (Jo 19,34). Esta é a fonte acessível. Tomar a cruz e seguí-lo é ter a vida. O seguimento de Cristo, como lemos na carta aos Gálatas, na segunda leitura, é ter fé em Jesus e revestir-se dEle. Revestir-se é viver em Cristo. Teremos então condições de carregar a cruz com seus sentimentos e disposição. Esta é a resposta que podemos dar. Não gasta dizer: Jesus é o Senhor. É preciso ser o “servo” como Ele foi, como lemos nos “Cânticos do Servo de Javé” de Isaias. Na última ceia nos o vemos lavando os pés dos discípulos, fazendo o serviço do escravo (Jo 13,1-17). O caminho é claro. Nesta atitude temos a fonte acessível e a purificação. 
A sede de Deus. 
Jesus, no alto da cruz diz: “Tenho sede” (Jo 19,28). Era água mesmo que queria, pois havia horas que sofria sua paixão. Mas retrata igualmente sua grande sede do Pai, sede de Deus. Estar pregado à cruz com Ele é possuir a sede constante do Pai. “Desde a aurora vos busco” (Sl 62,2). A busca de Deus marca a autencidade de nossa fé e de nosso empenho de assumir o caminho de Jesus. Não é possível religião sem Cristo. Unidos a Ele poderemos saciar nosso coração, ganhar nossa vida. 
Leituras: Zacarias12,10-11;13,1;Salmo106; 
Gálatas 3,26-29; Lucas 9,18-24. 
Homilia do 12º domingo do Tempo Comum
EM JUNHO DE 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário