quinta-feira, 22 de julho de 2021

EVANGELHO DO DIA 22 DE JULHO

Evangelho segundo São João 20,1-2.11-18. 
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predileto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde O puseram». E ficou a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?». Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!». Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!». Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Bernardo(1091-1153) 
Monge cisterciense, doutor da Igreja 
Sermões sobre o 
Cântico dos Cânticos,n º28,9 
«A quem procuras?» 
Só o sentido da audição pode alcançar a verdade, porque só ele ouve a palavra.«Não Me detenhas, não Me toques», diz o Senhor, isto é, perde o hábito de confiar nos teus sentidos enganosos, apoia-te nas minhas palavras, acostuma-te à fé. A fé não se pode enganar; ela compreende as coisas invisíveis e não admite a indigência dos sentidos. A fé ultrapassa os limites da razão humana, os usos da natureza, os constrangimentos da experiência. Porque queres aprender com os olhos o que eles não podem conhecer? Porque se esforça a tua mão por sondar o que nunca atingirá? É tão pouco o que eles dão a conhecer de Mim! É à fé que compete pronunciar-se a meu respeito sem diminuir a minha majestade; aprende a acreditar com mais certeza e a seguir com mais confiança o que ela te diz. «Não Me detenhas, não Me toques, porque ainda não subi para o Pai». Como se Ele devesse ou pudesse deixar-Se tocar quando subir; sem dúvida que poderá ser tocado, mas pelo coração e não pelas mãos, pelo desejo e não pelos olhos, pela fé e não pelos sentidos. «Porque procuras tocar-Me? Não te lembras, quando Eu era mortal, de que os olhos dos meus discípulos não suportaram a glória do meu corpo transfigurado, que ainda não morrera? Concedo-te o favor de te mostrar, ainda uma vez, a minha condição de servo (cf Fil 2,7), mas doravante a minha glória afasta-Me de ti. Suspende, pois, o juízo, reserva à fé o esclarecimento de tão grande mistério. Para seres digna de Me tocar, tens de Me contemplar sentado à direita de meu Pai (cf Mc 16,19; Sl 109,1), já não na minha condição de abaixamento, mas no meu estado glorificado. Trata-se do mesmo corpo, mas sob outro aspeto. Porque queres tocar-Me na minha fealdade? Espera pelo momento em que poderás fazê-lo na minha beleza».

Nenhum comentário:

Postar um comentário